Você sabia que cerca de 1 bilhão de pessoas usam o elevador todos os dias para realizar várias atividades durante o dia? Só na cidade de São Paulo, uma das mais populosas do mundo, os elevadores transportam mais de 25 milhões de passageiros diariamente. O número é o dobro da população da cidade.
O sobe e desce frenético e constante é um hábito tão comum, que só nos damos conta do quanto ele faz falta, quando fica parado. Quando isso acontece, todo mundo reclama e sempre acaba sobrando para o porteiro ou o zelador.
Mas, para evitar que isso ocorra, o elevador precisa passar por um checkup de tempos em tempos ou quando apresenta alguma uma falha. É como acontece com o carro na hora de ir para a revisão e ajustar aquele barulhinho depois de quilômetros rodados.
No caso do elevador, depois de várias viagens, é comum o desgaste das peças, por exemplo, como acontece com qualquer máquina. Por isso, a obrigatoriedade da manutenção para evitar transtornos, bem como preservar a segurança das pessoas.
Quem cuida do seu elevador
A prestação desse serviço é regulamentada por uma lei municipal, ou seja, cabe aos municípios fiscalizar essa área e garantir que os condomínios cumpram o que está previsto. Na maioria das cidades, a legislação exige uma manutenção preventiva mensal.
A escolha da empresa de manutenção é de responsabilidade do síndico, da administradora e condôminos. Trata-se de um importante investimento, pois é um dos serviços essenciais de um condomínio e que está diretamente relacionado com a segurança das vidas transportadas.
Para saber como contratar uma empresa de manutenção é necessário checar várias exigências legais, como já abordamos anteriormente aqui no blog.
Entre eles, a emissão do Relatório de Inspeção Anual (RIA) para atestar a qualidade de funcionamento do elevador e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) que determina a responsabilidade profissional por eventuais defeitos ou erros técnicos.
Depois dessa etapa concluída e o contrato assinado, o técnico de manutenção é o profissional que vai responder pela realização do serviço. É um trabalho que quase ninguém vê, pois é feito em horários em que os elevadores não são muito utilizados para interferir na rotina do condomínio.
Como o elevador é um equipamento complexo, o técnico segue um check list de ações quando visita o cliente. Em um ano, todos os componentes do elevador passam por uma manutenção preventiva, para garantir o funcionamento de acordo com as normas vigentes.
Manutenção preditiva
Além da manutenção preventiva que é realizada mensalmente, o condomínio também pode acionar a empresa quando ocorre uma falha pontual no elevador. É a chamada manutenção corretiva e que exige uma ação rápida e eficiente das equipes técnicas para o elevador voltar a funcionar no menor tempo possível.
Com o avanço tecnológico, essa situação pode ser amenizada. Hoje, a manutenção já pode ser preditiva, ou seja, com antecedência é possível prever a falha em um componente do elevador e, o melhor, solucionar o problema antes que o defeito seja percebido.
Isso é possível a partir de soluções de Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA), aplicadas à área de elevadores. A conexão de dados amplamente utilizada em diferentes segmentos traz benefícios para o dia a dia das pessoas. Para o condomínio, na prática, o elevador vai ficar menos tempo parado, devido a uma falha e, com certeza, aumentar a satisfação de quem precisa do equipamento.
Gestão de manutenção
A gestão do serviço de manutenção de elevadores também evoluiu para atender às necessidades dos clientes. Hoje, os contratos podem ser personalizados, a partir das características dos condomínios, desde um modelo standard até a categoria premium.
A tecnologia é uma aliada para melhorar as operações de manutenção de elevadores e com vantagens competitivas de mercado. A partir de soluções de TI é possível monitorar, analisar e planejar a gestão, interligando diferentes áreas envolvidas no processo.
Os técnicos de campo trabalham com smartphones por onde têm acesso às informações para cadastrar um chamado recebido, solicitar o orçamento de uma peça e fechar um pedido, tudo na palma da mão, por meio de um aplicativo.
A digitalização também facilita a vida de quem contrata o serviço, seja por meio de um app ou canais digitais para emitir, por exemplo, a 2ª via do boleto e da nota fiscal, entre outros serviços.
Para você que tem um elevador da marca TKE ou de outro fabricante, conheça alguns benefícios que oferecemos na área de assistência técnica.
- Reabertura parcial do Porto Alegre Airport: TK Elevator coloca em operação equipamentos atingidos pelas enchentes
- Comodoro: empreendimento de Tocantins une belezas da região e soluções digitais da TK Elevator
- Faça a Coisa Certa: a importância de educar as crianças para o uso seguro de elevadores, escadas e esteiras rolantes
- Pet no elevador? Conheça as dicas de segurança da TK Elevator no Dia Mundial dos Animais
- Universal Service, da TK Elevator, amplia padrão de mobilidade nos aeroportos de Dubai