Quando entra no elevador de um prédio, Paulo Nakamura, já sabe se o equipamento tem algum defeito técnico. Assim como o médico que consegue diagnosticar a doença do paciente fazendo um exame clínico, ele sabe escutar o elevador e perceber algum problema.  

O ouvido apurado é uma das qualidades que desenvolveu ao longo de 50 anos de profissão, como Consultor de Engenharia da Qualidade do DECA, Departamento de Engenharia de Campo da TK Elevator que é responsável pelo treinamento técnico, processos de campo e suporte técnico para as áreas de Serviços, Obras Novas e Modernização da empresa.     

Profissional com mais tempo de trabalho do departamento, Nakamura já passou por todas as áreas do DECA. Auxiliou na formação de mão de obra ministrando treinamentos e participou da criação da área de suporte orientando os técnicos por telefone e, quando necessário, viajando até o local para solucionar problemas de maior complexidade. Hoje, atua na criação de processos e conteúdos de treinamentos dos novos produtos evolution e EOX, multiplicando o conhecimento entre as equipes das Filiais através dos treinamentos na Matriz da empresa.  

Experiência e tecnologia  

Hoje, soluções como o MAX, de manutenção preditiva, auxiliam os técnicos para uma execução mais precisa na área de Serviços. Por exemplo, quando atende um chamado do MAX, o técnico já recebe um diagnóstico do problema identificado com detalhes e as possíveis soluções para deixar o equipamento em perfeitas condições.   

Desta forma, o tempo de execução do serviço diminui e a eficiência do trabalho aumenta, pois o técnico já tem previamente uma avaliação e pode agir de forma mais assertiva. E quem usa o elevador nem vai perceber que o elevador precisou de um conserto.       

Para Nakamura, a tecnologia é uma ferramenta importante, principalmente na redução do tempo de atendimento, mas a presença do técnico sempre será imprescindível. “O técnico terá informações mais precisas para um diagnóstico e solução do problema, o que significa maior disponibilidade do elevador para o usuário final, o passageiro. Mas sem ele, a tecnologia não funciona”, ressalta. 

Nossa homenagem aos técnicos e técnicas da TKE que incansavelmente, todos os dias, trabalham para manter em movimento milhares de pessoas que utilizam nossos equipamentos.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>