O investimento no serviço de manutenção de elevadores é uma despesa fixa mensal com impacto direto no bem-estar dos moradores. Por isso, na hora de escolher a empresa para prestar esse serviço deve-se levar em consideração não só o custo, mas os benefícios oferecidos.

Uma boa opção é ajustar o contrato de manutenção de elevadores à realidade do condomínio, procurando uma solução que atenda às necessidades de cada cliente. Ou seja, escolher um plano que caiba no bolso, como já é feito com outros serviços, como de telefonia, internet, entre outros.           

Contratos que cabem no bolso

A ideia de ter contratos personalizados para a manutenção de elevadores leva em consideração se o empreendimento é residencial ou comercial; bem como o tipo de operação por demanda de tráfego de passageiros. Afinal de contas, um shopping e um prédio de consultórios, só para citar um exemplo, precisam de atendimentos diferenciados, certo?

Mesmo assim, via de regra, o elevador com uma operação mais frequente terá um desgaste maior em comparação com um equipamento que permanece uma boa parte do tempo parado.       

Por isso, os contratos de manutenção de elevadores podem ser do tipo standard ou sob medida para cada tipo de empreendimento.

Obrigações da prestadora de serviço

Independente do plano, a cobertura de serviço deve prever a realização de manutenções preventivas mensais; além de manutenções corretivas 24 horas por dia para solucionar falhas ocasionais, como passageiro preso, e reparos que são prioritários para manter o funcionamento do elevador.

Já a cobertura de peças é um item que pode ser ajustado para cada condomínio, dependendo do tipo de contrato. Desta forma, é possível optar por um pacote com cobertura de troca de peças, ou investir na aquisição de peças, de acordo coma necessidade de troca.

Vale destacar que peças originais de fábrica são a garantia do bom funcionamento do elevador e, principalmente, da segurança do usuário. Por isso, o síndico deve prestar atenção e exigir da prestadora de serviços nota fiscal das peças substituídas, bem como estoque para um atendimento rápido

Soluções digitais

Uma equipe técnica especializada é cada vez mais importante diante da evolução dos elevadores e da digitalização de vários processos para a gestão do serviço de manutenção.

Hoje, as informações dos clientes são digitalizadas e os técnicos de manutenção recebem as notificações via smartphones por onde têm acesso às informações para cadastrar um chamado recebido, solicitar o orçamento de uma peça e fechar um pedido.

O uso de aplicativos de mensagens para registar uma solicitação e acompanhar todo o processo com agilidade e segurança também já faz do processo, que ficou mais ágil e eficiente.

Manutenção preditiva

Garantir a disponibilidade do elevador quando as pessoas necessitam dele é o grande desafio de quem trabalha com a área de manutenção de elevadores.

A principal inovação nesse segmento é a manutenção preditiva. A partir da análise, em tempo real, do funcionamento do elevador e de seus componentes, é possível realizar uma intervenção, antes mesmo que se perceba alguma falha no equipamento. Um conceito baseado em IoT e Inteligência artificial que está revolucionando o setor de manutenção.

Muitos condomínios já fizeram essa mudança e desfrutam dos benefícios de uma gestão de manutenção de elevadores digital mais inteligente e eficaz.  A área de Serviços é um dos pilares da TKE, garantindo a mobilidade de milhares de pessoas no mundo. Conheça nossos planos de manutenção e escolha o que melhor atende às necessidades do seu condomínio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>