A vida moderna já está integrada com o uso da tecnologia e as soluções digitais que não param de avançar. Mas, a sustentabilidade do nosso planeta tem exigido também que a nossa caminhada seja cada vez mais consciente com a preservação da natureza.

Em vários setores essa tem sido a pegada para atender uma forma de vida sustentável e digital. Unir esses dois princípios em um novo produto foi o desafio da TKE ao desenvolver o EOX, o novo elevador que a empresa acaba de lançar no mercado brasileiro.            

Desenvolvido para atender os mais variados projetos de mobilidade urbana, o novo elevador é a fusão das mais recentes tecnologias digitais e de economia de energia. Desenhado para evoluir digitalmente de acordo com as necessidades dos clientes e contribuir para a eficiência energética dos edifícios, o EOX agrega novas experiências de conectividade e segurança para quem projeta, constrói, administra e se movimenta pelos edifícios em nossas cidades

Tudo isso, a partir de uma plataforma única que reúne recursos e especificações premium que agora estão disponíveis como padrão de fábrica e integrados num único produto.

Quer saber mais sobre o EOX? Continue lendo esse post e ao final, assista ao vídeo sobre os diferenciais do novo elevador verde e digital da TKE.  

Ecoeficiente

Produzido com energia renovável

A eficiência energética do elevador é fundamental para o desenvolvimento de construções sustentáveis. Atrelada a esse princípio e como parte do seu compromisso de atingir emissões zero de carbono até 2050, a TKE desenvolveu o EOX com foco na sustentabilidade.

Desde o design até a operação, o novo elevador foi projetado para melhorar a eficiência energética dos edifícios com impacto na redução do consumo de energia. 

O EOX é mais leve do que um equipamento convencional, pois o uso de materiais foi estrategicamente pensado para otimizar a produção sem perder a qualidade e a segurança. Seus componentes também foram escolhidos para economizar energia e reduzir a pegada de carbono no processo de produção, garantindo ao produto a classificação A de eficiência energética.

A máquina de tração, por exemplo, possui um tamanho reduzido em 50% e utiliza tecnologia sem engrenagem de alto desempenho e baixo consumo. O quadro de comando, o cérebro do elevador, foi repensado para ficar mais compacto e agora está integrado ao batente da porta do elevador. Essa mudança não reduz apenas o espaço necessário para sua instalação, mas também, aprimora a estética do edifício.

A fabricação do EOX também segue os princípios de sustentabilidade. A planta de Guaíba, no Rio Grande do Sul, opera com eletricidade 100% renovável.  

Elevador ecoeficiente

Outros recursos também garantem a eficiência energética do elevador. Entre eles, o sistema regenerativo que representa uma economia de 28% de energia para o edifício. Isso é possível, pois o sistema devolve parte da energia não utilizada durante a operação do elevador para a rede do edifício. Ou seja, quando o elevador sobe com a cabina abaixo da metade da sua capacidade ou quando desce com acomodação superior a 50%.

O EOX possui ainda um recurso exclusivo para o segmento residencial – o modo ecológico. Durante os períodos de baixo tráfego, a velocidade e a aceleração do elevador são reduzidas para economizar a energia do sistema. A redução automática pode ser ajustada de acordo com o padrão de tráfego de cada edifício. E para uma avaliação mais precisa do impacto ambiental do produto, os clientes terão acesso aos relatórios de desempenho e sustentabilidade do elevador, assim como à análise do ciclo de vida (ACV) do mesmo, por meio da declaração EPD (Enviromental Product Declaration).

Nativamente digital

Conexões digitais    

Desenvolvido em conjunto com dois players líderes em soluções voltadas à computação na nuvem e hardware de alto desempenho – Microsoft e NVIDIA -, o EOX transforma o elevador do dia a dia em um dispositivo digital, com capacidade para evoluir de acordo com as necessidades dos clientes. Desta forma, cada elevador já sai de fábrica com um conjunto abrangente de recursos para uma expansão digital no futuro.

Por isso, o EOX não é só o elevador que transporta pessoas, ele também proporciona novas experiências para os passageiros. Começando pela forma de chamar o elevador usando o smartphone, a partir do AGILE Mobile. A conexão com o elevador é feita via App da TK Elevator – disponível para os sistemas Android e iOS.

Dentro do elevador, outra opção de interatividade: um display pode conectar as pessoas com o mundo, a partir de um feed de notícias em tempo real, previsão do tempo e comunicados ou anúncios do condomínio. Todo o conteúdo e a tela podem ser configurados e customizados pelo edifício de forma simples, por meio do sistema de gestão AGILE Management Center.

Os recursos digitais também ampliam a segurança dos passageiros, a partir de soluções integradas de Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA). Um deles é o sistema de emergência digital pelo qual os passageiros poderão realizar chamadas remotas diretamente para a central de atendimento da empresa. Demais funções também podem ser habilitadas, uma vez que o EOX já possui tecnologia e sensores de fábrica para aplicações futuras.

Para os administradores de condomínios, o EOX vem de fábrica com o MAX, solução de manutenção preditiva baseada na nuvem, integrada direto no painel de comando. Parte das soluções digitais que a empresa já disponibiliza aos clientes, a tecnologia também utiliza recursos de IoT e IA para analisar os dados de desempenho do elevador em tempo real e emitir informações sobre a “saúde” do elevador que podem ser utilizadas para a tomada de decisões, por parte de síndicos e administradores.  

A manutenção preditiva evita a paralisação do equipamento, entre outras soluções, ampliando a disponibilidade do elevador. Como parte da evolução digital, a manutenção inteligente via MAX poderá ser realizada sem a intervenção física no futuro.   

Saiba mais sobre o EOX, a nova plataforma de elevadores da TKE verde e digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>