Quando se fala na segunda cidade mais populosa do Paraná e importante eixo de ligação entre o Sul e o Sudeste do país, o nome Londrina surge para contar essas e novas histórias como a que está sendo escrita pelo Catuaí Corporate, empreendimento comercial considerado o mais moderno da cidade.

O projeto de padrão internacional, fruto da união entre os Grupos Catuaí e Galmo, marca a construção de um novo polo empresarial no município que se destaca como centro urbanoeconômico, industrial, financeiro, administrativo e cultural do norte do Paraná. Essas características, aliás, junto com a qualidade de vida da cidade, têm aquecido o mercado imobiliário local com investimentos em novos projetos.

Nesse contexto, surgiu o Catuaí Corporate, que não está medindo esforços para impulsionar ainda mais o progresso da região. Para isso, vem constituindo parcerias de peso como a estabelecida com a TK Elevator, que fornecerá os 18 elevadores que responderão pela mobilidade nas duas torres do complexo.

Elevadores com soluções digitais de última geração

O Catuaí Corporate integra os mais modernos conceitos em tecnologias  aplicadas à construção mundial e os  elevadores da TKE não fogem à regra.

Dos  18 equipamentos das duas torres,  14 vão atender o hall principal para o deslocamento dos passageiros e dois serão destinados aos atendimentos  de emergência, com medidas para maca – todos com 26 paradas.

Todos são do modelo Evolution 300 com capacidade para até 21 pessoas e velocidade de 3 metros por segundo.  Os equipamentos contam com tecnologia belt que usa cintas para o tracionamento no lugar de cabos de aço, a mais moderna em transporte vertical.  Completam a operação dois elevadores que servirão a garagem, do modelo synergy 200, com duas paradas. 

Os elevadores de passageiros contarão com as soluções digitais AGILE da TKE que ampliam a interface entre os passageiros e as áreas administrativas do futuro empreendimento.

Com o AGILE Antecipação de Chamadas, por exemplo, é possível distribuir as pessoas de acordo com o andar que desejam ir. Trata-se de uma função realizada em terminais com telas touchscreen, que podem ser personalizadas por meio do AGILE Design Center. Integrado às catracas, otimiza o fluxo de pessoas ao direcionar para o mesmo elevador aqueles que irão para o mesmo andar ou andares próximos. Para isso, antes de entrar no elevador, o passageiro só precisa informar em um terminal no hall e nos pavimentos o andar que deseja ir para que o sistema indique o equipamento que atenderá a chamada no menor tempo possível.

Tem mais. O Catuaí Corporate contará com um sistema que programa os elevadores de acordo com a demanda e as necessidades de uso: o AGILE Gestão de Elevadores, que opera a partir de um sistema que pode ser utilizado por meio de computadores disponíveis na portaria ou sala de controle ou, até mesmo, por aplicativo para smartphones.

O projeto também será contemplado com a solução de manutenção preditiva MAX, baseada em nuvem, que utiliza os princípios de Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) aplicados à indústria de elevadores.

Traduzindo isso de forma simplificada, é possível dizer que a partir da coleta de dados dos elevadores em tempo real, o MAX detecta falhas nos equipamentos para manter a mobilidade dos edifícios a partir de uma atuação preditiva das equipes técnicas, ampliando a disponibilidade do elevador.

Como tecnologia de ponta nunca é demais, a operação dos elevadores do empreendimento também reunirá soluções que permitirão melhor eficiência energética ao complexo como as máquinas sem engrenagem, com imãs permanentes de alta eficiência e com classificação A de eficiência energética, além do sistema regenerativo de energia.

Esta solução converte a energia que seria dissipada em forma de calor em eletricidade para a rede do prédio. Em média, os prédios que utilizam o sistema regenerativo economizam até 35% com o consumo de energia do elevador.

Além de segurança, eficiência e economia, os elevadores do Catuaí Corporate terão cabinas em sintonia com o projeto. Elas serão da linha New ArtCollection, que apresenta design inovador, com cantos retos, acabamento em aço inox escovado, display LCD para indicar o andar e iluminação LED.

Empreendimento que entrará para a história de Londrina

Do genuíno anseio de produzir em Londrina um empreendimento de padrão internacional, os Grupos Catuaí e Galmo, empresas que são as principais desenvolvedoras de projetos comerciais na cidade nas últimas décadas, firmaram parceria com um dos mais importantes escritórios de arquitetura do país,  Aflalo/Gasperini Arquitetos, sediado em São Paulo e reconhecido por projetar edifícios que se tornaram marcos.

Localizado na Gleba Palhano, em área vizinha ao Catuaí Shopping, o Catuaí Corporate totalizará 6.500 m² de terreno e terá interligação interna para os pedestres acessarem o shopping.

As torres foram concebidas e dotadas de infraestrutura para atender os mais diversos tipos e portes de atividades profissionais. As unidades vão desde escritórios boutique de 52 m², até múltiplas lajes corporativas com aproximadamente 639 m² cada.

Para ofertar variadas possibilidades de plantas, o projeto arquitetônico utiliza pilares somente no núcleo central das torres e nas paredes externas. Outro diferencial é o uso da luz natural em todas as faces do empreendimento, solução sustentável e que também agrega bem-estar para os futuros ocupantes do Catuaí Corporate.  

A exuberância do projeto se apresenta logo na entrada com o lobby de pé direito duplo que traduz a volumetria das duas torres e que se completa com o projeto de paisagismo assinado pelo renomado arquiteto Daniel Nunes, que traz um trabalho integrado à arquitetura do empreendimento com muito verde e espaços de uso reservados à contemplação da natureza.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>