A reforma do Spotify Camp Nou, histórico estádio do Barcelona, na Espanha, revela ao mundo um novo padrão de infraestrutura esportiva e de entretenimento, com a inovação e a sustentabilidade a serviço de uma experiência singular para o torcedor.
Como parte do projeto conhecido como Espai Barça, que visa à atualização e expansão de várias instalações do FC Barcelona, não apenas do icônico Spotify Camp Nou, para transformá-lo no melhor complexo esportivo no centro de uma grande cidade, a TK Elevator também entrou em campo.
A empresa e o FC Barcelona assinaram um acordo de patrocínio pelo qual a TKE se torna a nova fornecedora do estádio do Barça para as próximas cinco temporadas, ou seja, até 30 de junho de 2029.
Em números isso significa que a TKE fornecerá 69 elevadores e 78 escadas rolantes de última geração, permitindo uma experiência de mobilidade pioneira para os torcedores que visitarem as instalações.
Vamos conhecer um pouco mais sobre o grandioso projeto.

Spotify Camp Nou
A aliança entre o clube catalão e a TKE, incluída no programa de patrocínio do “novo” Spotify Camp Nou, nasceu devido a uma série de objetivos compartilhados, tendo o projeto de reforma do estádio como o eixo principal da colaboração.
A inclusão das soluções de mobilidade da TKE melhorará a acessibilidade e a fluidez do movimento das pessoas dentro do complexo, além de estabelecer novos padrões na integração de tecnologias sustentáveis e eficientes no mundo do esporte – um dos compromissos assumidos pelo FC Barcelona.
Assim, a TKE ratifica a importância e a conexão que o projeto tem com o lema de sua marca, Move Beyond, que representa a promessa de enriquecer e simplificar a vida das pessoas com produtos e serviços em um mundo em constante mudança, reinventando a mobilidade e evoluindo em todos os sentidos, mas sempre com soluções que acompanham as novas necessidades.

Golaço sem precedentes
Os elevadores e as escadas rolantes da TKE instalados em meio à reforma iniciada em junho de 2023, e que só será concluída em 2026, garantem um nível de conforto e eficiência sem precedentes a partir de soluções digitais tecnologicamente avançadas, melhorando substancialmente a acessibilidade.
É nesse contexto que a empresa destaca o compromisso com a excelência no setor de engenharia e a capacidade de contribuir para projetos importantes e de grande escala como esse.
Consta na pauta da remodelação todas as instalações que o FC Barcelona tem no bairro Les Corts, em Barcelona, e no Estádio Johan Cruyff, na Ciutat Esportiva Joan Gamper em Sant Joan Despí.

Espai Barça: mais do que um estádio
O Espai Barça será o maior e mais inovador complexo desportivo no centro de uma cidade europeia. Um projeto único, com números superlativos: até 1.500 milhões de euros de investimento, 18 hectares de terreno em localização central em uma cidade como Barcelona e 350.000 m² de telhado.
A proposta, desde o início, foi a de preservar e realçar o projeto original dos arquitetos Francesc Mitjans, José Soteras e Lorenzo García Barbón, inaugurado em 1957, de um estádio emblemático, com uma vista privilegiada sobre o campo de jogo e com uma singularidade que se manteve inalterada ao longo do tempo.

O novo projeto do Espai Barça manterá o caráter mediterrânico, aberto e com grandes terraços, que são a marca do projeto de construção da Nikken Sekkei, o escritório japonês vencedor do concurso internacional de arquitetura realizado para a remodelação do estádio.
E, como parte da sustentabilidade, o estádio terá uma com 18.000 m² de painéis fotovoltaicos e será incorporado a um sistema de captação de águas fluviais, além de uma área verde de 25 hectares sem circulação de automóveis.