Ganhar tempo se transformou em moeda valiosa, não há como negar. E cabe nessa equação todo e qualquer segundo que se gasta – ou que se ganha – até na espera pelo elevador.

A boa notícia é que a tecnologia entrou em ação para resolver essa questão e os usuários já têm à disposição elevadores que os atendem com mais rapidez, o que inclui tempo de espera menor e viagens mais rápidas – situação que acalma o coração, sobretudo, de quem vive nas grandes cidades, não é?

Estamos nos referindo à nova geração de soluções AGILE – Antecipação de Chamadas, da TK Elevator, que amplia a capacidade de tráfego dos elevadores para diminuir o congestionamento, evitando as longas filas de espera e, ainda de quebra, levando mais economia para o edifício.

Com esta solução, os passageiros são direcionados para o elevador que os levará ao seu destino com o menor tempo de viagem, agilizando o vai e vem, e reduzindo até mesmo o consumo de energia.

Mas você pode estar se perguntando: qual é a grande diferença apresentada por esta solução? A forma de “chamar” o elevador.   Com o AGILE – Antecipação de Chamadas primeiro o passageiro escolhe o andar para onde vai e depois fica sabendo qual elevador vai levá-lo até o seu destino. Uma mudança que faz todo a diferença para que o transporte de passageiros seja ainda mais eficiente e intuitivo.

Vamos conferir com mais detalhes como essa solução funciona e quais as novidades para melhorar ainda mais as viagens de elevador?

O que mudou?

Para falar das novidades da solução digital da TKE, podemos começar citando as características relacionadas ao design do terminal usado pelos passageiros. Ele reúne todas as informações para que as pessoas possam digitar o andar para onde vão e em seguida indicar qual elevador vai atendê-las.

Vamos explicar mais adiante essa funcionalidade chave do sistema, mas para destacar essa evolução do produto é importante dizer que o design ficou mais arrojado, permitindo que o terminal se transforme em um componente também estético do empreendimento. Por isso, o desenho mais elegante e linhas mais suaves e clean.

Tem mais: todo o layout da tela pode ser customizado pelo cliente como, por exemplo, cor, imagens, tamanho dos números e letras etc. Até a operação pode ser customizada a partir de várias possibilidades para configurar o terminal. Além da opção mais comum – digitar o número do andar –, o condomínio pode optar por um design exclusivo para, por exemplo, nomear cada andar: terraço, garagem etc.

Vale dizer que TKE também oferece alguns temas padrão para o layout da tela, que conta agora com mais opções para a escolha do cliente. Outro aspecto visual do novo terminal é o spotlight, uma luz que fica na parte de cima do dispositivo e serve para iluminar qualquer placa de indicação, por exemplo.

As possibilidades são mesmo bem variadas para atender às necessidades de cada empreendimento, lembrando que existem três formatos de terminal: o pedestal para o hall de entrada dos elevadores; o fixado na parede, que fica nos pavimentos, e o modelo integrado às catracas, que tem um tamanho menor e é um item também de segurança, pois quando o passageiro desliza o cartão de acesso no leitor, o sistema identifica quem ele é e seu andar de destino.

Por dentro do AGILE – Antecipação de Chamadas

Como já falamos, a solução digital da TKE mudou o jeito de chamar o elevador e a partir dela outros benefícios chegaram junto.

Na forma convencional, primeiro apertamos o botão, esperamos para entrar no primeiro elevador que aparece e depois, já dentro dele, acionamos no painel o andar de destino. Desse jeito, as pessoas que vão para andares distintos utilizam o mesmo elevador que precisa ir parando, andar por andar, para atender a todos os chamados registrados.

O AGILE – Antecipação de Chamadas mudou completamente esse padrão ao inverter a ordem e o modo de chamar o elevador: primeiramente é preciso digitar o andar de destino nos terminais, como já explicamos, e depois o passageiro pega o elevador.

Com a informação principal sobre o andar, o sistema indica e seleciona o elevador que estará disponível para levar a pessoa no menor tempo possível – segundo estudos, o tempo de viagem pode ser reduzido em até 25%.

Dessa forma, aqueles que digitarem o mesmo destino – ou que vão para andares próximos – serão atendidas pelo mesmo elevador, pois o software de distribuição inteligente analisa o pedido, mede as solicitações de tráfego e agrupa os passageiros com base na semelhança de destinos, fazendo com que os elevadores executem o mínimo de paradas entre os andares. 

Tem mais uma questão relevante: com essa tecnologia, o condomínio economiza energia elétrica no final do mês, porque não há desperdício com idas e vindas desnecessárias de chamadas interrompidas ou desistências.

Resumindo: viagens mais ágeis, nada de ficar esperando o elevador para pegar o primeiro que chegar e nada de botões, pois o andar de destino já foi registrado no painel antes da pessoa colocar os pés dentro do elevador.

Essa e as demais vantagens trazidas por essa solução não são apenas aplicadas a elevadores novos, não. Ela é altamente adaptável aos elevadores já em operação, que podem passar por um processo de modernização para melhorar o atendimento aos usuários e agregar novas tecnologias. A TKE tem uma área de Modernização exclusiva para atender a essas demandas, seja qual for a marca do elevador.

Na TKE trabalhamos para transformar a mobilidade urbana sempre conectando as pessoas com tecnologias inovadoras.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>