O verão não começou oficialmente, mas o clima da estação vem se revelando pelo Brasil como um convite a práticas de atividades ao ar livre.
Pegar uma piscina é das melhores opções, por isso a TK Elevator coloca à disposição de condomínios, clubes, hotéis, academias, bem como clínicas, centros de reabilitação e escolas de natação, entre outros espaços, a cadeira para piscina que facilita a rotina de pessoas com mobilidade reduzida.
Isso porque a cadeira é usada para a transferência de idosos, gestantes, cadeirantes e demais públicos para a piscina, sempre com segurança e independência, permitindo que participem de diferentes dimensões da vida em comunidade.
Solução moderna e prática
O produto da divisão de Acessibilidade da TKE reúne várias funcionalidades em favor da autonomia e consequente inclusão social desse público, que inclui até mesmo crianças com receio de entrar na piscina pelas escadas.
Trata-se de uma solução moderna e prática para que diversos espaços tenham uma piscina acessível para momentos de lazer e também de atividades especiais como hidroterapia, hidroginástica, aulas de natação etc.
Assim, o equipamento pode contribuir para projetos que visam a participação plena e efetiva de um público que não pode ficar à margem da sociedade, mas, sim, em condição de igualdade em todos os momentos.
Acesso irrestrito: um direito de todos
A atenção à necessidade da acessibilidade em áreas de lazer, incluindo piscinas, é ratificada há anos por legislações nacionais e internacionais que têm o objetivo de garantir igualdade a todos.
No Brasil, por exemplo, o principal instrumento legal é a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Lei nº 13.146/2015, que estabelece o direito ao acesso em igualdade de condições a espaços públicos e privados de uso coletivo.
Vale saber também que temos a norma ABNT NBR 9050, nosso principal guia técnico sobre acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
Além disso, o nosso País é um aliado da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, que reforça que a participação em atividades culturais, esportivas e recreativas deve ocorrer sem qualquer tipo de discriminação.




Cadeira de piscina da TKE
Dedicar atenção a um projeto como o da cadeira para piscina da TKE é um caminho sem volta, visto que o Brasil vem se consolidando como um dos maiores mercados de piscinas do mundo, impulsionado pelo crescimento do mercado residencial, pela valorização de áreas de lazer e pelo avanço de tecnologias mais eficientes e sustentáveis, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes e Construtores de Piscinas e Produtos Afins (Anapp).
A TKE dedicou amplo estudo para trazer um equipamento com design clean, que se traduz em um produto compacto e de fácil instalação, porém robusto.
A base de fixação da cadeira, que deve ser instalada junto à borda da piscina, é composta por um motor, bateria independente e sistema de acionamento.
Todos os materiais são preparados para resistirem à exposição externa, inclusive em regiões litorâneas, e submersão na água. O motor e a bateria são blindados e o comando joystick é à prova d’água.
A operação do equipamento? É simples! Após sentar-se na cadeira junto à borda da piscina, basta acionar o joystick para entrar e sair da piscina, indicando sobe ou desce no comando.
Ergonomia e segurança
Com capacidade para transportar uma pessoa de até 150 quilos, a cadeira tem itens de segurança como proteção posterior, apoio para os braços e os pés e cinto de segurança.
Um destaque é a altura do assento, adequado ao da cadeira de rodas, para facilitar o translado do cadeirante de forma autônoma.
Além da comercialização e instalação do produto, a TKE coloca à disposição do cliente um contrato de manutenção preventiva, a partir de um corpo técnico especializado, um conjunto de bateria reserva e garantia de fabricação de um ano.
Tudo para priorizar a inclusão e assim construir um futuro sem barreiras.
Conheça o portfólio da Divisão de Acessibilidade da TKE!

