Subir e descer de elevador em prédios residenciais, comerciais e espaços públicos é uma rotina diária. Diante dessa intensa circulação nos elevadores, vale reforçar a importância dos cuidados que se deve ter para que a segurança esteja presente em cada viagem, principalmente com relação às portas dos equipamentos, sempre acionadas em um dos movimentos mais comuns, o de entrar e sair da cabina.
Atenta a essa e a outras questões que sempre que possível devem vir a público para que a segurança seja prioridade, a TK Elevator traz dicas e orientações úteis para quem usa esse meio de transporte nos condomínios e locais diversos como shopping center, teatro, cinema etc.
É verdade que em um mês de férias como julho, as crianças ganham protagonismo no quesito “atenção à segurança”, mas as informações apresentadas pela TKE devem ser colocadas em prática o ano todo e são indicadas para todas as pessoas. Cada um de nós, adultos, idosos, tutores de pets etc., deve fazer a sua parte em prol de um benefício maior: a segurança.

Sobe e desce como deve ser: seguro
Nem só da correta e preventiva rotina de assistência técnica especializada vivem os elevadores. As portas dos equipamentos, por exemplo, são dos mais importantes itens que merecem a atenção de quem também usa esse meio de mobilidade.
É válido saber que cada detalhe é pensado e projetado para um ambiente seguro. Não à toa os equipamentos atuais têm duas portas: uma instalada na cabina e outra nos pavimentos do edifício. Ambas funcionam simultaneamente, ou seja, ao mesmo tempo, embora seja a porta da cabina que sempre comanda a operação da porta do pavimento.
Entendendo essa dinâmica fica mais fácil observar se o funcionamento está ocorrendo do jeito certo, independentemente do tipo de porta: automática ou semiautomática.
As portas do tipo automáticas funcionam em conjunto: elas só abrem ou fecham quando o elevador atinge uma posição segura e nivelada no andar ou pavimento.
Já as semiautomáticas são aquelas em que a porta de pavimento (de cada andar) é de abertura manual, comuns em edifícios antigos. Nesse caso, o controle de abertura e fechamento continua sendo feito pela porta de cabina, em dois momentos. Primeiro, a porta de pavimento precisa estar fechada para que a porta de cabina inicie o fechamento. Em um segundo momento, a porta de cabina fecha e trava a abertura da porta de pavimento, permitindo o funcionamento do elevador.
Outro requisito em favor da segurança: a porta do pavimento somente pode ser destravada quando o elevador está nivelado e com a porta da cabina aberta.
Vale dizer que hoje o sistema de abertura e fechamento das portas utiliza tecnologia moderna de controle que permite mais conforto e rapidez na operação do elevador.

Dicas para viagens seguras
1) Crianças só devem usar o elevador acompanhadas de um adulto
Muitos podem até não saber, mas as crianças sempre devem usar o elevador apenas acompanhadas de um adulto. Além de não prestarem atenção ao funcionamento do equipamento, elas costumam encarar os elevadores como brinquedos, criando situações de risco.
O uso correto desses equipamentos pelas crianças é tão importante que virou alvo de uma série de ações que a TKE coloca em prática para impactar esse público, além dos pré-adolescentes e seus responsáveis.
2) Não forçar a abertura ou o fechamento das portas dos elevadores
É comum se deparar com a cena de uma criança ou mesmo de um adulto forçando a abertura ou o fechamento das portas do elevador. Essa ação impede o funcionamento correto do equipamento e pode até danificar componentes.
Mesmo os elevadores com porta manual não podem ser alvo de movimentos assim, pois as portas são ajustadas para o tempo correto de fechamento.
Quando o usuário percebe que algo não está perfeito como, por exemplo, lentidão na abertura ou fechamento da porta, é preciso informar o responsável pelo condomínio para que a assistência técnica seja acionada e faça uma avaliação para eventual regulagem da velocidade das portas.
3) Nunca interromper com as mãos o fechamento das portas automáticas
A criança quer esperar o amigo entrar no elevador e por isso segura a porta, impedindo o fechamento. Mesmo adultos fazem isso, né? É possível sim “segurar o elevador”, mas nunca com as mãos. Em casos assim, há comandos específicos que podem ser acionados na botoeira do pavimento ou dentro da cabina.
Estamos falando dos botões de comando de abertura e fechamento em formato de setas. As horizontais, com vértices para dentro, indicam o movimento de fechar a porta. Já as setas para fora sinalizam o movimento de abrir a porta.
4) O elevador está no andar?
Verificar se o elevador está no andar antes de embarcar é uma dica para lá de essencial, pois evita acidentes que podem ocorrer quando, por exemplo, o equipamento não está totalmente nivelado com o pavimento, apresentando uma espécie de degrau. É imprescindível, portanto, levar em conta aquele conhecido aviso que alerta para conferir se o elevador está no andar antes de entrar, tornando esse movimento seguro e livre de sustos.
5) Cuidado ao cruzar a porta do elevador com objetos pequenos e finos, como brinquedos, bengalas e guias de cachorro
Para a segurança dos passageiros, os elevadores contam com dispositivos que detectam automaticamente quando alguém ou um objeto está cruzando a porta, impedindo o fechamento.
São feixes de raios infravermelhos paralelos em forma de cortina de luz que bloqueiam a operação de fechamento da porta quando são interrompidos. Apesar da precisão, objetos muito pequenos ou finos podem não ser detectados pelo sensor. Por isso, a recomendação é redobrar a atenção, principalmente aquela pessoa que usa bengala ou fará a viagem de elevador transportando objetos e pets com guias.
6) De olho no transporte de animais no elevador
Por falar em pets, todo o cuidado é pouco no uso de elevadores. Nosso blog tem um conteúdo específico para viagens seguras de pets em elevadores e escadas rolante, mas sempre é válido reforçar a necessidade de carregar no colo os animais de pequeno e médio porte e de manter os maiores ao lado, com a guia.
São muitas as dicas em favor de uma mobilidade segura. Assim, a TKE faz questão de reforçar o seu compromisso com quem faz viagens em elevadores e escadas rolantes, apresentando informações que podem parecer técnicas, mas são fundamentais para um vai e vem tranquilo e com toda a segurança.