Quando a China entra nas rodas de conversas, os assuntos costumam ser superlativos, assim como é o papel dessa superpotência no mundo. Não à toa a Estação Ferroviária Guangzhou Baiyun, localizada na cidade de Guangzhou, sul do país, ganhou status de superestação.
Inaugurada no final de 2023, é uma ligação importante entre as redes de transporte em expansão na China. Dois exemplos da sua essencial função no país é a conexão que terá com um ramal da ferrovia de alta velocidade Pequim-Guangzhou e o fato de ser o terminal da planejada ferrovia de alta velocidade Guangzhou-Zhanjiang.
Alguns números também ratificam a fama de superestação. Guangzhou Baiyun tem 24 pistas e plataformas, vasta sala de espera de 40.000 m², sete andares e capacidade para até 15.000 pessoas.
Contribuindo para a mobilidade dos passageiros, a TK Elevator instalou 150 escadas rolantes na nova estação. Mais do que o número de equipamentos, a empresa ressalta a importância de fazer parte de um projeto assim, que tem o compromisso com o avanço do transporte público sustentável.
Inovação em projetos de infraestrutura
A Estação Ferroviária Guangzhou Baiyun é exemplo concreto da dedicação da China em modernizar sua infraestrutura de transporte. Já para a TKE a parceria surge como mais uma oportunidade de a empresa fornecer soluções inovadoras, que melhoram a mobilidade urbana.
Afinal, à medida que a China avança nas suas redes de transporte em todo o país, a TKE desempenha papel fundamental para garantir o trânsito seguro e confiável de passageiros nos principais centros de transporte.
Assim, as escadas rolantes da TKE, modelo Victoria, contemplam as necessidades e grandiosidade da nova estação. De início, são equipamentos projetados especificamente para uso pesado em áreas de alto tráfego. Por isso, os componentes de elevada resistência são fabricados com máxima precisão para resistir a anos de desgaste causados pelo tráfego intenso.
A Victoria consegue transportar com segurança pessoas desde a elevação padrão de 23 m até a elevação máxima de 75 m. Além disso, é projetada para reduzir ao mínimo o impacto nas estruturas de edifícios existentes e se move com velocidades entre 0,65 e 0,75 metros por segundo.
Os equipamentos também incluem vários recursos de segurança aos passageiros, a partir das normas europeias – EM 50126:1999 e DIN EM 60812:2006 – seguidas pela TKE para proporcionar o mais elevado grau de confiabilidade e conforto aos passageiros.
Mas as escadas rolantes da TKE ainda aliam os méritos de seu design robusto em horários de pico de tráfego, característica comprovada em estações de metrô e ferrovias em todo o mundo como, por exemplo, Pequim, Istambul, Sydney, Moscou, São Paulo e Madrid.
Com sólida história de excelência em engenharia, a TKE solidificou sua posição como fornecedor preferencial para projetos de infraestrutura em todo o mundo, facilitando a movimentação contínua de pessoas com elevadores, escadas e esteiras rolantes e pontes de embarque durante suas viagens.