O ano de 2021 está chegando ao fim e apesar de vivermos uma situação melhor em comparação há um ano quando não se recomendava festas de Natal e de Ano Novo nem com os familiares, apenas com as pessoas bem próximas, ainda estamos vivendo a pandemia da Covid-19 e é necessário manter os cuidados para não retroceder no que avançamos até agora.

Por conta da expansão da vacinação em todo o território nacional, o  momento atual é o mais próximo da normalidade desde o início da pandemia. Os dados refletem essa realidade com a queda do números de casos, de hospitalizações e, principalmente de mortes.

Os resultados deram origem a uma onda de otimismo pelo fim dos protocolos sanitários. Mas isso não significa que se pode afrouxar nas medidas de proteção e de segurança, independente de surgir uma nova cepa, como é o caso da variante Ômicron, identificada recentemente.

Segurança em primeiro lugar

Por ser fundamental continuar com os protocolos sanitários, a maioria das capitais e das grandes cidades cancelou as festas públicas de réveillon. Porém, as festas privadas podem ocorrer, como já vinha acontecendo desde a flexibilização das medidas protetivas em restaurantes, bufês, bares e outros espaços similares.

Segundo a doutora Liliane de Mattos Morais, Coordenadora de Saúde Ocupacional da TKE, nesses locais, para a segurança dos visitantes, é importante que haja controle de entrada e redução da capacidade máxima para evitar aglomerações, bem como que se exija o comprovante da vacinação e teste de Covid-19.

Ela recomenda ainda que pessoas optem por ambientes abertos ou com espaços internos bem ventilados, onde portas e janelas devem ficar abertas. Algumas atitudes devem ser mantidas, como o distanciamento de pelo menos um metro de outros frequentadores; continuar usando máscara quando não estiver comendo ou bebendo e higienizando as mãos com álcool em gel.

Protocolos também entre familiares e amigos

As comemorações em grupos de poucas pessoas ainda são as mais seguras, mas mesmo nessas celebrações é preciso manter os cuidados. “O ideal são as festividades entre amigos e familiares que já convivem no dia a dia e que já tenham tomado a vacina – caso dos adultos e adolescentes acima de 12 anos com a segunda dose ou a dose de reforço – e, caso alguém tenha sintomas de Covid-19 ou de gripe fazer teste antes de se reunir para as comemorações”, avalia a doutora Liliane.

Por meio do Programa Elevando a Saúde, promovemos ações para proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos funcionários. Entre elas, está o incentivo para que todos se vacinem e completem o esquema vacinal com a dose de reforço. Ela é a garantia de que, caso a pessoa seja infectada, o quadro clínico tenderá a ser mais brando, sem a necessidade de internação hospitalar.

Boas Festas com saúde e segurança!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>