O Dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho, celebrado em 28 de abril, foi criado em 1969 pela Organização Mundial do Trabalho (OIT), em memória das vítimas de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, mas seu eco perpetua até hoje – e com ganho de força e espaço – diante de uma realidade urgente e de uma palavra necessária: prevenção.
É nesse contexto que a TK Elevator vem agindo há anos com a construção de uma cultura sólida de segurança do trabalho e saúde ocupacional baseada em valores, padrões e comportamentos coletivos e individuais para um ambiente livre de lesões, de prevenção de doenças e de promoção de bem-estar e qualidade de vida.
Para reforçar a busca efetiva por uma cultura intrínseca de saúde e segurança e consequente atendimento às normas e regulações em favor da redução de riscos, a empresa coloca em prática, diariamente, ações e programas com foco na saúde e segurança dos seus colaboradores.
Um pilar que ganha no mês de maio uma atenção especial para a saúde mental a partir do lançamento, no dia 1 de maio, direcionado a uma campanha global da TKE dedicada ao tema.

Menos estresse e mais bem-estar
“Rise above – eleve seu bem-estar” é o mote da campanha que a TKE está apresentando aos colaboradores com o objetivo principal de combater o estresse mental no local de trabalho, com base nos resultados de uma pesquisa organizacional global.
Promover hábitos mais saudáveis que melhorem a resiliência, o foco e o bem-estar geral é a linha de condução da campanha estruturada para a redução do estresse, prevenção do Burnout e criação de um ambiente de apoio em que os colaboradores possam prosperar e se sentir bem, tanto mental quanto fisicamente.
Trata-se de uma necessidade que a TKE não abre mão e que está apoiada em números alarmantes. No Brasil, a cada 50 segundos, um acidente de trabalho é notificado, segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mais: entre 2012 e 2022, 6,7 milhões de acidentes do trabalho foram comunicados no Brasil.
Um dado, porém, tem chamado a atenção dos órgãos oficiais: o aumento de casos de afastamentos em virtude de problemas mentais, como ansiedade e depressão.
O Brasil registrou 472.328 afastamentos por transtornos mentais no ano passado, segundo o Ministério da Previdência Social (MPS). Esse número indica um aumento de 68% em comparação ao ano anterior, refletindo a crescente preocupação com os casos de Síndrome de Burnout, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), desde 2022, como uma doença ocupacional.

Uma campanha, inúmeras superações
A campanha é mais um passo que mostra a evolução da empresa na incessante busca por um dia a dia mais saudável para todos os profissionais, uma missão, aliás, que conta com o engajamento rotineiro da alta administração da TKE.
Por meio do exemplo e de uma mensagem consistente, as lideranças assumiram o papel de protagonismo, criando a base de sustentação para a aderência de todos os funcionários e prestadores de serviços às iniciativas, sempre a partir da política de segurança e saúde ocupacional da empresa.
“Todos temos um papel na construção de uma cultura que valoriza o bem-estar mental. Aos gestores cabe promover um ambiente de trabalho acolhedor, reconhecendo os sinais de estresse para incentivar o autocuidado e estar aberto ao diálogo”, afirma Walmor Nery, Gerente de OSH da TK Elevator.
Todo esse movimento ocorre para que cada colaborador tenha suporte para superar as pressões diárias, encontrar o equilíbrio e elevar o bem-estar.
Assim, a campanha surgiu como resposta às necessidades do mundo moderno, promovendo atividades com o propósito de levar o colaborador a prestar mais atenção em aspectos que possam mudar a rotina e assim trazer mais saúde mental para todos.

Isso tudo a partir de ações simples, como se desconectar das telas por alguns minutos, praticar a respiração profunda, um hobby e até desenvolver o hábito de agradecer e de cultivar pensamentos positivos.
Mas a iniciativa também inclui atividades que fortalecem a resiliência. A proposta, para isso, é que cada um desenvolva o hábito de transformação, seguindo as atividades propostas na campanha como, por exemplo, práticas de atenção plena (mindfulness), exercícios de gerenciamento de estresse e discussões em equipe.
No dia 14 de maio, os colaboradores poderão acompanhar uma palestra on-line com Mercedes Ramirez Johnson, especialista mundial em segurança no local de trabalho, que vai marcar o início dessa jornada desafiadora e motivadora para todos os colaboradores da TKE.
São ações que levam à razão motriz: cuidar do bem-estar mental significa estar presente para nós mesmos e para os outros. Afinal, quando cada colaborador cuida da sua saúde mental, contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo.