Começo de ano é sempre um momento oportuno para planejar coisas novas e traçar metas. É também um período marcado por gastos que fazem parte do calendário, como os impostos municipais, material escolar para quem tem filhos na escola, IPVA do carro, e assim por diante.
Economizar é, portanto, a palavra de ordem para muitas famílias e também para os condomínios que desejam enxugar as despesas e equilibrar as finanças. E, pensando nessa realidade, diminuir os gastos com o consumo de energia elétrica está na lista de prioridades de síndicos e administradores.
Com um bom planejamento é possível encontrar saídas para reduzir a conta de luz e o elevador pode ser um aliado para fechar o mês no azul. Dependo da solução, a economia pode chegar a 40% só com a energia gasta pelo equipamento. Além disso, os elevadores também podem funcionar como geradores de energia. Quer saber mais?
Modernização de elevadores
Em média, o elevador responde por 5% a 15% da energia elétrica consumida por um edifício. Uma simulação de consumo leva em conta a potência da máquina, o número de andares, quantidade de viagens, frequência de uso, velocidade e capacidade de passageiros, entre outros. Também impacta no cálculo, o tempo de fabricação do elevador, pois os mais antigos consomem mais energia, do que os modelos mais tecnológicos.
Nesses casos, a modernização do elevador é a melhor solução para realizar um up grade no equipamento antigo e obter melhor desempenho. Ou seja, substituir alguns componentes do elevador por modelos novos que agregam tecnologias inovadoras.
Para que o desempenho do elevador melhore com ganhos em qualidade, segurança e economia de gastos, alguns componentes lideram a lista dos que devem ser modernizados. Entre eles, estão o quadro de comando e a máquina de tração que ao serem substituídos por modelos eletrônicos microprocessados e sem engrenagem, respectivamente, podem impactar na redução de até 30% de energia elétrica com o funcionamento do elevador.
Elevador ecoeficiente
A eficiência energética dos elevadores para a redução de gastos passa também pela aplicação de outras soluções. Já ouviu falar do elevador que funciona como gerador de energia? Essa é a lógica do sistema regenerativo, solução que devolve para o prédio parte da energia não consumida na operação do elevador. Isso acontece em dois momentos: quando o elevador sobe com metade da sua capacidade ou quando desce com acomodação superior a 50%.
Em média, os prédios que utilizam o sistema regenerativo economizam até 35% com o consumo de energia do elevador.
Outa solução bastante simples para diminuir o gasto de energia com o elevador é trocar as lâmpadas convencionais da cabina por modelos a LED, que consomem 75% menos energia e têm uma durabilidade muito maior.
A iluminação do elevador também pode ser desligada total ou parcialmente, quando o elevador fica sem uso, no período da noite, por exemplo. Os modelos de elevadores mais modernos já contam com o sistema stand by automático, que deixa o elevador em modo de espera quando não está sendo utilizado.
A conta também diminui quando usamos o elevador de forma racional, como apertar o botão para ‘chamar’ apenas um dos elevadores disponíveis no andar e desligar o ventilador da cabina antes de sair do elevador.
A partir de soluções eficientes, a TKE oferece a modernização de elevadores que se ajusta às necessidades de cada condomínio e auxilia na redução do consumo de energia elétrica, entre outros benefícios.