Um desafio constante na atuação de todo síndico é ter – e manter – as finanças do condomínio em ordem. Por isso, um passo importante para atingir tal objetivo é conjugar, sempre que possível, o verbo economizar.
Assim, não é mistério para ninguém que a conta de energia elétrica das áreas comuns, que inclui os elevadores do edifício, é um dos principais alvos de atenção para o controle de gastos mensais, com impacto direto, inclusive, no bolso dos moradores.
O que muita gente não sabe é que justamente esses equipamentos podem contribuir para o êxito dessa missão. Traduzindo em números: a economia pode chegar a 40% só com a energia gasta pelos elevadores que, ainda por cima, podem funcionar como geradores de energia.
A área de Modernização da TK Elevator tem todas as informações. Confira neste post!
Consumo de energia com os elevadores
Para além de contar com novas tecnologias e recursos, a modernização de elevadores resulta sim em mais economia na conta de luz dos condomínios. Para entender a equação, vale saber, logo de início, que o elevador responde por, em média, 5% a 15% da energia elétrica consumida por um edifício.
Para simular esse consumo é preciso considerar a potência da máquina, o número de andares do prédio, a quantidade de viagens, além da frequência de uso, velocidade e capacidade de passageiros, entre outros fatores. Mas também tem impacto nesse cálculo o tempo de fabricação do elevador, já que os mais antigos consomem mais energia em relação aos modelos mais tecnológicos.
Daí a necessidade de avaliar, com atenção, a possibilidade de modernizar o elevador, realizando um up grade capaz de oferecer mais economia e melhor desempenho em virtude da substituição de alguns componentes que agregam tecnologias inovadoras.
Aliás, alguns deles lideram a lista dos que devem ser modernizados para que o desempenho do elevador ganhe mais qualidade e segurança, além de obter mais economia. É possível citar, por exemplo, o quadro de comando e a máquina de tração que, ao serem substituídos por modelos eletrônicos microprocessados e sem engrenagem, podem impactar na redução de até 30% de energia elétrica com o funcionamento do elevador.
Elevador como gerador de energia
Já ouviu falar no elevador que funciona como gerador de energia? Pois é, a eficiência energética dos elevadores para a redução de gastos passa também por essa aplicação.
Estamos falando da lógica do sistema regenerativo, solução que devolve para o prédio parte da energia não consumida na operação do elevador. Isso acontece em dois momentos: quando o elevador sobe com metade da sua capacidade ou quando desce com acomodação superior a 50%. Em média, os prédios que utilizam o sistema regenerativo economizam até 35% com o consumo de energia do elevador.
Outra solução para diminuir o gasto de energia com o elevador é trocar as lâmpadas convencionais da cabina por modelos a LED, que consomem 75% menos energia e têm durabilidade muito maior.
A iluminação do elevador também pode ser desligada total ou parcialmente, quando o elevador fica sem uso, no período da noite, por exemplo. Os modelos de elevadores mais modernos já contam com o sistema stand by automático, que deixa o equipamento em modo de espera quando não está sendo utilizado.
Mas, verdade seja dita, a conta de luz também diminui quando o elevador é usado de forma racional. Isso significa apertar o botão para chamar apenas um dos elevadores disponíveis no andar e desligar o ventilador da cabina antes de sair dela.
A partir de soluções eficientes, a TKE oferece a modernização de elevadores que se ajusta às necessidades de cada condomínio e auxilia na redução do consumo de energia elétrica, entre outros benefícios.