Para além do segundo lugar obtido entre as capitais brasileiras com melhor qualidade de vida, segundo recente estudo feito pelo Índice de Progresso Social (IPS) Brasil, Goiânia, que também é a principal economia de Goiás, tem agora o primeiro projeto com o conceito Triple A e certificação LEED: o Infinity Business By Pininfarina.

Considerado novo marco para os negócios da região, o empreendimento da O.M. Incorporadora e City Soluções Urbanas tem assinatura da Pininfarina, marca de design italiana, reconhecida por desenhar linhas de carros de várias marcas de luxo, incluindo a Ferrari.
Mas a beleza externa e interna do empreendimento comercial não está só: surge acompanhada pela eficiência e modernidade das mais consagradas tecnologias, incluindo os elevadores da TK Elevator que serão responsáveis pela mobilidade dos frequentadores da torre com 27 pavimentos. O empreendimento no total conta com 32 pavimentos com quatro subsolos de garagem e o térreo.

Elevadores inteligentes
A TKE integrará o projeto da torre única do Infinity Business com dez elevadores, sendo nove com 32 paradas, incluindo o de emergência, e um elevador que atende os pavimentos de garagem com cinco paradas. Cada elevador tem capacidade de transportar de 24 a 26 passageiros e velocidade de 3,5 metros por segundo.
Todos os equipamentos agregarão tecnologia e soluções que economizam energia, atendendo a dois pilares fundamentais do projeto: a alta eficiência tecnológica e energética, contemplando o padrão Triple A e a Certificação LEED, sistema internacional de certificação ambiental utilizado em mais de 160 países e concedido às edificações que atendem as exigências relacionadas a aspectos ambientais e energéticos.
Os elevadores contarão, na parte operacional, com as soluções digitais AGILE desenvolvidas pela TKE para promover a interação entre o passageiro e o elevador.
Entre elas, o AGILE Antecipação de Chamadas, sistema que gerencia o tráfego dos elevadores, direcionando os passageiros para o equipamento que os levará ao seu destino no menor tempo possível. No Infinity Business, o sistema será integrado às catracas que darão acesso ao edifício, facilitando a mobilidade e melhorando a eficiência no transporte das pessoas.
Quando o foco é a operação dos elevadores, a TKE levará para os equipamentos o AGILE Gestão de Elevadores, que permite programá-los de acordo com a necessidade do edifício, por meio de um sistema amigável que pode ser acessado via computador ou aplicativo da TKE.
Para a manutenção dos elevadores, o diferencial será o MAX, solução baseada em nuvem, que coleta dados dos elevadores em tempo real, detectando, assim, falhas nos equipamentos para manter a mobilidade a partir de uma atuação preditiva das equipes técnicas. Com o MAX, quem usa o elevador todos os dias nem vai ficar sabendo o que aconteceu e poderá contar com o equipamento quando precisar dele.

Construção sustentável
Como a economia de energia também é parte da missão dos elevadores, já que integram o processo estabelecido pelas certificações de todo o mundo para a comprovação de construções sustentáveis, os equipamentos da TKE presentes no Infinity Business terão soluções em favor da sustentabilidade do projeto.
Começando pelas máquinas sem engrenagem de alto desempenho e baixo consumo, que melhoram a performance do motor e, assim, reduzem o consumo de energia do elevador. Além disso, como não utilizam óleo, contribuem para a preservação do ambiente, características imprescindíveis para a obtenção da Certificação LEED.
Já o sistema regenerativo, outra solução ecoeficiente da TKE, impacta na economia de até 35% de energia para o empreendimento. Isso é possível quando o elevador sobe com a cabina mais vazia, abaixo da metade da sua capacidade, ou quando desce com acomodação superior a 50%. Nesses casos, o sistema devolve a energia não utilizada durante a operação do equipamento para a rede do edifício.
Quanto à estética, os elevadores terão cabinas da linha New Art Collection, que apresenta design inovador com linhas retas, acabamento em aço inox escovado, display LCD para indicar o andar e iluminação LED.

Infinity Business: marco em design
O Infinity Business também será destaque na paisagem da cidade. Além de localizado em uma das principais vias comerciais de Goiânia, na Avenida 85, onde o Setor Bueno e o Marista se encontram, o empreendimento que está sendo construído pela O.M. Incorporadora entrará para o seleto grupo mundial com projetos de fachada e interiores da Pininfarina, que atua em diferentes setores, dos mais simples aos mais grandiosos, como os projetos arquitetônicos que são referências pela beleza estética.
Unem-se à equação o projeto de arquitetura, do escritório Victor Tomé Arquitetura, e o de paisagismo, de Florentino Arquitetura Paisagística.
A torre única construída em área total de 2.430,78 m² contará com 294 salas comerciais com plantas diferenciadas, que vão desde 50 m² a 150 m² de área.
Para aqueles que chegarão de carro, o projeto prevê 536 vagas de estacionamento distribuídas em três pavimentos com duas entradas por ruas distintas, facilitando o fluxo dos veículos.
Os espaços foram pensados para permitir uma rotina de trabalho prática e eficiente, aliando conforto e beleza nos mínimos detalhes. Na área comum, praça anexa ao lobby para momentos de descanso, cafeteria, guarda entrega e box delivery para facilitar o recebimento de encomendas, além de bicicletário. Para as horas de trabalho, espaço para coworking, salas independentes para reuniões e auditório para até 100 pessoas.
E para que a cidade seja vista do alto, o projeto contempla um rooftop onde, além do heliponto, será instalado um restaurante para quem quiser desfrutar da alta gastronomia.