É fato: o número de idosos que residem em nosso país aumentou 39,8% em nove anos. Os dados colhidos em 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também mostram que as pessoas com 60 anos ou mais correspondem a 14,7% da população que vive no Brasil, ou seja, são 31,23 milhões em números absolutos.
Mas para além desses dados, outro fato é relevante. O aumento efetivo da expectativa de vida chegou acompanhado de uma população cada vez mais independente e ativa.
Trata-se de um grupo que tem autonomia para trabalhar, viajar, praticar atividade esportiva, usar transporte público e que se diverte indo a shoppings, teatros etc. Uma rotina que não tem nada de pacata e bem diferente da de anos atrás.
Não é mistério que zelar pela saúde é um dos principais recursos para chegar a essa condição, mas não é o único.
Na semana em que a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa a TK Elevator celebra a data com informação e orientação.
Afinal, o cuidado com o bem-estar dos idosos também inclui a segurança nos mais diversos âmbitos, o que nos leva à importância da mobilidade e dos recursos disponíveis para que ela ocorra da melhor forma possível.
Acessibilidade em todos os lugares
Falar no ir e vir e na mobilidade da população idosa é sinônimo de acessibilidade com segurança. Principalmente, quando pensamos nos equipamentos presentes no dia a dia das cidades, como elevadores, escadas e esteiras rolantes.
A TKE trabalha para fornecer equipamentos modernos, eficientes e seguros, mas também para levar aos idosos uma linha específica de acessibilidade. O portfólio inclui elevadores residenciais, cadeiras elevatórias, cadeira de transferência para piscina e plataformas que auxiliam o acesso a diferentes locais públicos ou privados com autonomia e segurança.
Ainda como parte do seu compromisso com a mobilidade das pessoas idosas, a TKE divulga informações sobre o uso correto de elevadores e escadas rolantes, visando o bem-estar desse público que, em virtude da idade, pode apresentar limitação física e consequente dificuldade de locomoção.
Dicas de uso correto de elevadores e escadas rolantes
A TKE desenvolveu uma série de orientações para a adoção de práticas seguras que são traduzidas em dicas simples, mas com efetivo poder para evitar acidentes e assim contribuir para que todas as pessoas, principalmente os idosos, levem uma vida sem imprevistos e longeva.
1 – Conferir se o elevador está parado e nivelado corretamente no andar antes de entrar ou sair dele pode parecer algo básico, mas se trata de uma medida necessária, muitas vezes não praticada e para lá de essencial para evitar acidentes.
2 – Usa cadeira de rodas, andador ou bengala? Atenção redobrada! Nessas condições é preciso estar atento à abertura e fechamento da porta do elevador para evitar atritos.
3 – Sabe aquela pessoa que tem limitação de locomoção? O ideal é que ela tenha sempre um acompanhante por perto para entrar ou sair do elevador.