O filósofo alemão Friedrich Nietzsche, autor da conhecida frase “sem a música, a vida seria um erro”, destaca essa forma de arte como um elemento fundamental para a experiência humana, argumento que ganha vida quando se ouve os acordes que nascem na AACAMUS – Associação Casa da Música.
Com o projeto sociocultural de formação e manutenção da Orquestra Jovem e Escola Casa da Música, patrocinado pela TK Elevator, alunos das escolas públicas de Porto Alegre (RS), com idade entre 6 e 16 anos, participam de aulas gratuitas de música que reverberam muito mais do que sons de instrumentos e vozes.
Sim, há muito mais no cerne da atuação da associação sem fins lucrativos e do trabalho lá realizado pela escola que, desde 2023, tem a parceria da TKE como parte de suas ações de ESG.
Um encontro que surgiu quando a empresa conheceu a proposta da escola calcada em base ímpar: o desenvolvimento cultural de crianças e jovens por meio da música, verdadeira ação de transformação social na vida de centenas de alunos da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Futuro promissor
A música é a ferramenta que conduz e impulsiona o que se pretende nesse projeto social – e não é pouca coisa.
Promover a socialização e a autorresponsabilidade entre o público-alvo, por meio da formação e do fazer musical em grupo, é dos principais meios para potencializar a capacidade de as crianças e os adolescentes interagirem na vida social e comunitária.
Mas democratizar o acesso à música de concerto por meio de apresentações gratuitas e abertas à comunidade, abrindo espaço até mesmo para a profissionalização dos alunos a partir de ensino altamente qualificado, também contribui para a transformação social na vida dessas crianças e adolescentes.
Para atingir esses objetivos, o projeto trabalha com a formação de orquestra-escola, grupos vocais, aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão, cavaquinho, piano, flauta doce e transversal, percussão e xadrez.

Como idealizadora, fundadora e atual diretora da Associação Amigos Casa da Música, Angela Diel, fala com orgulho do papel que o projeto desempenha na vida dos jovens. “Nesses anos de atuação, sempre tivemos muita procura e somos conscientes da nossa responsabilidade para com esses alunos, proporcionado a eles um método efetivo para aprender um instrumento para que possam seguir carreira, caso queiram, ou apenas como um aprendizado para a vida”, afirma.
Os alunos, que preenchem as 220 vagas gratuitas, participam de aulas semanais, por 10 meses, e utilizam instrumentos emprestados pela escola. Mas, são também reservadas 20 bolsas de incentivo para alunos em condição de vulnerabilidade social e dez de incentivo para alunos da Camerata de Jovens Talentos.

Além das salas de aulas
Assim como a música ganha vida ao ser compartilhada, a escola recebe convidados especiais para workshops com o público em geral, professores do projeto e alunos em busca de aperfeiçoamento e troca de experiências.
Também ocorrem apresentações musicais no formato de Concertos da Orquestra Jovem Casa Música e Recitais da Camerata de Jovens Talentos na sede da Casa da Música ou em espaços parceiros como lares de idosos, paróquias e escolas públicas parceiras.
Os bairros no entorno da Escola Casa da Música também são alvos do projeto e recebem recitais nas modalidades flauta doce, flauta transversal, violão, cavaquinho, piano, canto coral erudito e percussão, assim como a participação da Orquestra B. Já a Camerata de Jovens Talentos leva Recitais Sensoriais para o público com deficiência auditiva e visual, em parceria com o Instituto Santa Luzia e Escola Especial Frei Pacífico.
Uma Casa de muitas histórias
Fundada em 2009, a Casa da Música foi idealizada pela cantora lírica Angela Diel e surgiu como um espaço para cantores e professores realizarem ensaios, ministrarem aulas, ensinarem música para adultos e crianças e disseminarem uma cultura de apreciação da música clássica e popular brasileira.
Em 2017, tornou-se uma associação de amigos, sem fins lucrativos, que além de seguir ministrando aulas de todos os instrumentos, também dá oportunidades a alunos das escolas públicas por meio de bolsas de estudos.