Andar pela avenida Paulista, em São Paulo, um dos mais importantes endereços da capital, e contemplar os marcos arquitetônicos é um exercício que instiga e revela surpresas.

O Condomínio Sir Edifício Winston Churchill, inaugurado em 1972, integra esse cenário e terá agora um novo capítulo na trajetória como referência entre as edificações de destaque da avenida: a modernização dos elevadores pela TK Elevator.

Na esquina da Alameda Joaquim Eugênio de Lima, no terreno onde era o palacete de Alessandro Siciliano, industrial ítalo-brasileiro, o edifício, que carrega memórias e histórias, abre espaço para que a mobilidade seja aprimorada, agilizando e facilitando o sobe e desce diário das pessoas pelos seus 28 andares.  

Assim, a TKE levará sua expertise e know-how na modernização dos sete elevadores do prédio, que só nos horários de pico, recebe 2.000 pessoas.

O antigo com o aval do novo

O condomínio nasceu fazendo história com uma torre comercial que conta com 600 conjuntos e 70 lojas na galeria localizada no térreo, uma novidade à época.

Sem contar que também tem entrada de pedestres pelas três ruas de acesso à galeria, ratificando sua presença na rotina de quem transita por lá há mais de 50 anos, mas sem deixar de lado as necessidades dos novos tempos.

Diante desse contexto, não tem como escapar da contribuição que o elevador tem dado à mobilidade nas cidades, adaptando-se a um novo mundo. Exemplo concreto disso é o contrato firmado entre o Edifício Winston Churchill e a TKE, que prevê a modernização total dos equipamentos, ou seja, da parte mecânica dos elevadores, que ainda é original, mas com o aproveitamento das guias e contrapeso – uma verdadeira ponte entre o antigo e o novo.

O projeto contempla sete novos elevadores, sendo seis com capacidade para 24 pessoas, e um panorâmico para 16 passageiros que terá vista para o bairro do Jardins ao fundo.

Segundo Diego Santos Carvalho, síndico do edifício, a modernização chega para mudar o dia a dia das pessoas que lá circulam, pois os elevadores já não atendem com satisfação aos condôminos, principalmente em relação às falhas cada vez mais constantes e ao maior tempo de resposta para a manutenção.

Por essas e outras, a TKE trocará as máquinas dos equipamentos por modelos modernos sem engrenagem, com imãs permanentes e que são mais compactos, como também os quadros de comando que serão substituídos pelos modelos MHC2, os mais avançados do mercado.

As cabinas serão remodeladas e os elevadores vão operar com novas soluções digitais da empresa, que elevarão o patamar dos equipamentos, igualando-os aos modelos atuais mais modernos.

“A nossa expectativa é melhorar a operação dos elevadores em vários aspectos. Entre eles, agilizar a fluidez do prédio, a partir de comandos mais inteligentes para evitar filas, e ganhar tempo para o passageiro”, atesta o síndico.

Soluções TKE na modernização

Quem circula pelo edifício identificará os vários benefícios das soluções trazidas pela TKE – e elas começam desde o momento de chamar o elevador.

AGILE Antecipação de Chamada

Sabe os tradicionais botões usados para chamar o elevador? No Edifício Winston Churchill eles darão lugar a terminais em que as pessoas digitarão o andar de destino e assim, automaticamente, o sistema indicará o elevador que fará o atendimento no menor tempo possível.

Trata-se do AGILE Antecipação de Chamada, solução que, além de mudar completamente a forma de chamar o elevador, oferece esse ganho de tempo pois também permite que os passageiros que vão para o mesmo andar, ou para andares próximos, sejam direcionados para o mesmo elevador, diminuindo o tempo de espera e as filas no hall.

AGILE Mirror

Subir e descer pelos elevadores do Edifício também será uma oportunidade para se manter informado com a solução AGILE Mirror, inovadora e a mais completa e moderna do mercado.

Dentro do elevador, os usuários podem interagir com o equipamento durante as viagens, pois têm à disposição opções de comando e entretenimento acessadas através do espelho do elevador, que se transforma em uma tela multimídia, de alta resolução e sensível ao toque.

É possível ler conteúdos diversos na tela, como notícias sobre os últimos acontecimentos, previsão do tempo, condições de trânsito, comunicados internos, de interesse dos condôminos etc. O próprio condomínio pode definir as configurações básicas da tela para gerenciar o conteúdo divulgado e até o design dos botões usados para a escolha do andar.

MAX

A manutenção dos elevadores do edifício também dará um salto tecnológico com a solução MAX. Baseada em nuvem, ela coleta as informações dos elevadores em tempo real, detectando, assim, problemas nos equipamentos para manter a mobilidade a partir de uma atuação preditiva das equipes técnicas. Com o MAX, quem usa o elevador nem vai ficar sabendo o que aconteceu e poderá contar com o equipamento quando precisar. 

Eficiência energética

A operação dos elevadores do edifício também reunirá soluções que permitirão melhor eficiência energética ao condomínio – como as máquinas sem engrenagem, com imãs permanentes de alta eficiência e com classificação A de eficiência energética, além do sistema regenerativo de energia. Esta solução converte a energia que seria dissipada em forma de calor em eletricidade para a rede do prédio. Em média, os prédios que utilizam o sistema regenerativo economizam até 35% com o consumo de energia do elevador.

Vale dizer que a TKE tem uma solução ideal para modernizar os elevadores, de acordo com a necessidade de cada condomínio, a partir de uma equipe especializada para atender os clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>