Em um mundo em que a palavra sustentabilidade se faz necessária de forma concreta e crescente, projetar e construir edifícios com base nessa premissa é cada vez mais urgente para enfrentar as mudanças climáticas e combater o desperdício de recursos naturais, como energia e água.
Como parte desse processo, que impacta diretamente grande parte da população, o elevador tem relevante influência para a economia de energia visto que responde por 5% a 15% da energia elétrica consumida por um edifício.
E esse percentual não é pouco, principalmente quando pensamos que, atualmente, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 55% da população mundial vivem em áreas urbanas.
Trata-se de um dado considerado um dos principais indicativos para se pensar a sustentabilidade e seu efeito na vida das pessoas, já que os prédios são responsáveis por mais de 30% das emissões de gases de efeito estufa.
Não é de hoje que a TK Elevator está ciente da situação e vem trabalhando em favor da sustentabilidade com foco em soluções para a construção de edifícios sustentáveis.
A empresa utiliza há anos sua expertise para oferecer tecnologias que economizam energia para que as construções tenham as melhores opções na hora de escolher um elevador que atenda a essa finalidade, entre outras necessárias a esse meio de transporte.
O elevador e o consumo de energia
As certificações usadas em todo o mundo para a comprovação de construções sustentáveis também colocam os elevadores na conta, ou seja, medem os gastos desses equipamentos. É, portanto, um produto importante para que os bons índices de sustentabilidade sejam atingidos, já que pode melhorar a eficiência energética urbana a partir de tecnologias que economizam energia.
Um exemplo concreto disso é o EOX, último lançamento da TKE, concebido desde o design até a operação para melhorar a eficiência energética dos edifícios com impacto na redução do consumo de energia.
São várias as soluções que integram o EOX e garantem um desempenho energético eficiente como, por exemplo, o uso de materiais e componentes para otimizar a produção, economizar energia e reduzir, consequentemente, a pegada de carbono no processo de produção, o que garante ao produto a classificação A de eficiência energética.
Além do processo produtivo, as soluções desenvolvidas pela TKE são ecoeficientes para a operação dos edifícios – estamos falando de tecnologias com impacto direto no consumo de energia e que estão presentes em diversos produtos da empresa.
Aliás, essas soluções também podem ser aplicadas aos processos de modernização dos elevadores – não apenas em novos contratos de aquisição dos equipamentos. Isso significa que elas se ajustam às necessidades de cada condomínio no auxílio à redução do consumo de energia elétrica, entre outros benefícios.
Soluções TKE em sintonia com a sustentabilidade
Vamos conhecer agora as principais soluções que fazem com que o elevador economize energia.
Máquina de tração
A máquina de tração sem engrenagem de alto desempenho e baixo consumo melhora a performance do motor e, assim, reduz o consumo de energia do elevador. Além disso, como não utiliza óleo, contribui para a preservação do ambiente.
Sistema regenerativo
O sistema regenerativo representa economia de até 35% de energia para o edifício. Isso é possível em virtude do sistema que devolve parte da energia não utilizada durante a operação do equipamento para a rede do edifício, ou seja, quando o elevador sobe com a cabina abaixo da metade da sua capacidade ou quando desce com acomodação superior a 50%.
Iluminação LED
A iluminação eficiente é outra solução bastante simples para diminuir o gasto de energia com o elevador. Para isso, basta trocar as lâmpadas convencionais da cabina por modelos a LED e desligar total ou parcialmente a iluminação quando o elevador fica sem uso como no período da noite, por exemplo.
Stand by
Os modelos de elevadores mais modernos já contam com o sistema stand by automático, que o deixa em modo de espera, após cinco minutos sem uso, economizando energia. Mas, ao receber uma chamada, o equipamento volta a funcionar automaticamente.
Modo ecológico
O modo ecológico é a tecnologia que reduz a velocidade e aceleração do elevador durante os períodos de baixo tráfego para economizar a energia do sistema.
Sustentabilidade: um dos pilares da TKE
A TKE atua para combater as mudanças climáticas com o objetivo de minimizar os impactos de suas operações e proteger o meio ambiente em todo o ciclo de vida dos seus equipamentos.
Um dos compromissos assumidos pela empresa é tornar-se neutra nas emissões de carbono até 2050. A fábrica, localizada em Guaíba, Rio Grande do Sul, pertence ao mercado livre de energia e 100% da energia lá consumida é certificada (I-RECS) a partir de energia eólica para neutralizar as emissões de carbono na fabricação de elevadores.
As ações desenvolvidas para contemplar o meio ambiente e a proteção climática atendem aos requisitos de mobilidade como parte do processo de urbanização global por meio de tecnologias e soluções inteligentes.
Vale acrescentar que a TKE emite a declaração EPD (Enviromental Product Declaration), que são os relatórios de desempenho e sustentabilidade do elevador, para o EOX e outros modelos de elevadores.