O elevador é um coadjuvante importante para aumentar a segurança de quem mora e trabalha em edifícios. Afinal de contas, é por ele que as pessoas se movimentam pelos prédios comerciais e residenciais nas cidades.

As tecnologias já disponíveis no mercado, das mais simples até as mais sofisticadas, foram desenvolvidas para auxiliar na gestão do condomínio. Tudo é pensado para melhorar a interação entre o passageiro e o elevador para que os deslocamentos entre os andares possam ser mais eficientes, seguros e ágeis.

Por trás dessas operações estão comandos que controlam o elevador, a partir de softwares de gestão, sistemas de biometria, aplicativos, senhas e cartões.

Identificação digital

Muito comum em prédios residenciais, o acesso por senha requer um totem onde o morador vai liberar o elevador, como se fosse digitar o andar nos botões de chamada.      

Um pouco mais sofisticado, o sistema de biometria digital só permite o acesso aos andares pelo elevador às pessoas cadastradas previamente no sistema, sejam moradores, pessoas que trabalham no prédio ou visitas.

O sistema cadastra as pessoas por meio da leitura ótica das impressões digitais de forma rápida e eficiente. Em segundos, o software compara a imagem recebida com os dados cadastrados com 100% de segurança.

Para liberar o acesso ao andar, a pessoa só precisa colocar a digital em um sensor dentro do elevador que efetua a leitura dos dados e automaticamente libera a entrada do morador ou visitante.

Gestão dos elevadores

Para prédios comerciais onde a demanda de tráfego é diferenciada, a gestão dos elevadores é integrada à infraestrutura de automação do condomínio. Desta forma, a administração tem como supervisionar, gerir e otimizar a operação dos elevadores, de acordo com as necessidades diárias.

A plataforma AGILE – Gestão de Elevadores reúne várias soluções, a partir de um sistema que pode ser utilizado por meio de computadores disponíveis na portaria ou sala de controle da segurança do edifício e até mesmo pelo aplicativo para smartphones.

Na prática é possível programar os elevadores para atender andares específicos quando houver um evento, por exemplo, que aumentará o fluxo de pessoas em um determinado período, bem como nos horários de maior tráfego. 

Essa funcionalidade interligada com o AGILE – Antecipação de Chamadas garante mais segurança no acesso ao edifício. Por meio de catracas conectadas ao sistema, quando a pessoa passa o crachá para liberar sua entrada, automaticamente é direcionada ao elevador que já está programado para atender o andar que ele vai.

O recurso é uma das soluções do sistema que pode direcionar os passageiros para um grupo de elevadores já previamente definido, de acordo com o andar de destino programado para atender essas chamadas. 

A mesma tecnologia permite ao condomínio configurar o elevador para atender com exclusividade o presidente de uma empresa, por exemplo, garantindo a ele privacidade e segurança.  Assim, quando ele chega ao edifício já terá um elevador para atendê-lo e que o levará até o seu andar sem paradas.

Conexão via App

Acompanhando a tendência do mundo digital, o elevador também pode ser chamado via aplicativo e funcionar como um aliado da segurança do prédio. A conexão via Pass é feita dentro do elevador e para liberar o acesso aos andares, o passageiro pode usar o App via smartphone ou bluetooth.  

O próprio morador, em caso de prédio residencial, pode listar as pessoas que podem acessar o seu andar, como familiares, visitantes, empregados, etc. Também é possível acessar o sistema por meio de cartão RFDI, tag (espécie de chaveiro), ou com a digitação de senha, ampliando as possibilidades de uma chamada segura.

Acesso por meio de cartão RFDI .

É certo, porém, que as inovações não param e num futuro breve não estranhe se ao chegar ao prédio onde você mora ou trabalha, o elevador abrir a porta automaticamente, te levar para o seu andar e durante o trajeto tocar músicas da sua playlist, tudo isso pelo reconhecimento facial. Na TKE trabalhamos para transformar a mobilidade urbana sempre conectando as pessoas com tecnologias inovadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>