Foi-se o tempo em que o elevador era apenas associado a edifícios residenciais e comerciais. Com necessidades pessoais que vão da limitação física à oportunidade de ter mais comodidade no dia a dia, lugar de elevador também é dentro de casa.
Aliás, a TK Elevator, que há anos dedica atenção a esse segmento, tem à disposição dos clientes não só dois elevadores residenciais – o Levità e o H300 – como também uma Plataforma Vertical que torna o ambiente doméstico mais acessível, facilitando a vida de muita gente.
Pois é, não é de hoje que o elevador residencial e outros equipamentos de acessibilidade estão conquistando adeptos. Além de beneficiarem aqueles que têm problema de saúde ou limitação motora em virtude da idade, por exemplo, são opções também para os que buscam mais conforto ou mesmo visam à valorização do patrimônio.

Hoje em dia, inclusive, é muito mais comum o elevador estar inserido no projeto de uma casa, deixando de ser visto como item de luxo e acessível apenas para poucos. Mas é preciso ter no radar um fator determinante para a aquisição de um equipamento para uso em residências: ele é destinado apenas a casas de até cinco andares, o equivalente a 12 metros de altura.
Que tal saber um pouco mais sobre esses produtos da linha de acessibilidade TKE?
Elevadores para casa: apoio e conforto de mãos dadas
A TKE tem dois modelos de elevadores que atendem aquele cliente que deseja ter um equipamento para facilitar a acessibilidade dentro de casa: o Levità e o H300.

O Home lift Levità é um produto de fácil e rápida fabricação e montagem, podendo ser instalado em qualquer fase durante a execução do seu projeto.
O Levità, o primeiro elevador oferecido no portfólio da empresa para tal finalidade, e o H300, que foi desenvolvido como um produto global, de acordo com as normas internacionais, utilizam tecnologias inovadoras e são de fácil instalação em imóveis em construção e nos já existentes.
Ambos não precisam de área grande para implantação, já que são compactos, qualidade que se estende a um componente importante: a máquina de tração. Por ser menor, é instalada na parte superior da caixa de corrida, dispensando a necessidade de uma casa de máquina, como ocorre em edifícios convencionais.

Outra inovação dos modelos atuais, como o H300, é o tracionamento cogbelt, que são cintas no lugar de cabos de aço que garantem a redução de ruídos e viagens mais silenciosas e confortáveis. São tecnologias similares às usadas nos elevadores dos edifícios em favor de viagens com mais conforto, segurança e qualidade dentro de casa.
Segurança e design que contemplam o ambiente doméstico
Para quem já pensou que o elevador poderia comprometer a estética da casa, a TKE traz uma boa notícia. Os equipamentos residenciais da marca têm design moderno e opções de acabamento para que seja possível combiná-los com o projeto arquitetônico da residência.
Mas como falar em elevador é também falar de segurança, assim como todos que fazem o sobe e desce nos edifícios, o equipamento para uso em casas também deve estar em conformidade com a norma NBR 12892. Isso significa que deve atender a certos requisitos de segurança, como a instalação de guarda-corpos no fundo e nas laterais da cabina, além de um interfone para facilitar a comunicação de dentro da cabina em situação de emergência.
Para as pessoas com deficiência visual, os equipamentos TKE têm comandos com código Braille e, para economizar energia, a iluminação da cabina é em LED.

Plataforma Vertical nas residências: segurança nunca é demais
Além dos elevadores, a plataforma vertical também cumpre um papel importante para permitir o acesso aos edifícios e também às próprias residências.
Desenvolvida para garantir liberdade e independência ao usuário, ela chega com flexibilidade de design e permite a escolha de portões e portas, o que leva à total integração com o projeto.
A plataforma vertical da TKE pode ser instalada em construções de até dois andares ou quatro metros de altura (piso a piso), que necessitam de um meio de transporte seguro para atender cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida – tem capacidade para transportar até 275 quilos, considerando o peso da cadeira de rodas e até mesmo de um acompanhante.
Foi fabricada para uso em ambientes internos e externos e a caixa de corrida pode ser confeccionada em alvenaria, estrutura metálica e vidro ou em chapa metálica, de acordo com o projeto.
A plataforma vertical opera a partir de um motor monofásico, que não exige grande consumo de energia. Para acioná-la é preciso fazer uma pressão constante no botão de comando localizado na parte interna da plataforma e nas portas dos andares, conforme a norma da ABNT ISSO 9386-1 específica.
Quando atinge o andar desejado, automaticamente a plataforma para, independentemente de qualquer outro comando. Vale lembrar que, por segurança, é recomendando o uso do equipamento com um acompanhante (operação assistida) no caso de cadeirante.
E-book para clientes
Para ampliar a comunicação com o mercado, a TKE desenvolveu um E-book para alinha de acessibilidade. Assim, os clientes ficam por dentro das informações completas sobre os produtos em um único material de fácil acesso.