A doação de tempo, trabalho e talento de forma espontânea, sem remuneração, é o que caracteriza os trabalhos voluntários mundo afora e também é o que vem sendo praticado, de forma consolidada, por colaboradores da TK Elevator.

Eles integram o Education4Future, programa social criado em 2017 em parceria global da TKE com a ONG Aldeias Infantis SOS, que tem como objetivo o desenvolvimento e a qualificação de jovens em vulnerabilidade social por meio do Programa YouthCan!.

Para marcar o Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto, conheça um pouco da história desse programa também presente na Colômbia, Uruguai, Índia e Tailândia e que só no Brasil já ajudou a transformar a vida de 251 jovens e segue perpetuando a empatia.

“Nosso objetivo é a melhoria da qualidade de vida desses jovens, a partir do engajamento de nossos colaboradores em atividades efetivas de responsabilidade social. A formação é a porta de entrada para que eles tenham novas oportunidades no mercado de trabalho, como também o voluntariado se constitui em importante ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional para os nossos colaboradores”, diz Marcio de Andrade, Vice-presidente de Recursos Humanos da TK Elevator.

Education4Future: uma missão em favor do futuro

O Education4Future já apoiou a formação de jovens entre 15 e 24 anos de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal e, mais recentemente, da Paraíba.

Eles são atendidos pelos colaboradores/voluntários da TKE que, antes de qualquer atividade, fazem um curso com duração de três meses sobre conteúdos e atividades de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, passando por diversidade, sustentabilidade, comportamento profissional, ética no trabalho e que ainda inclui ações práticas que auxiliam, por exemplo, a elaboração de currículos.

Com essa bagagem, os voluntários da TKE ministram aulas aos jovens, apresentado um “mundo de oportunidades”, em diferentes áreas de atuação, como atesta Rodrigo Silva Santos, Articulador para inclusão produtiva de jovens da ONG Aldeias Infantis SOS.

Segundo ele, um aspecto relevante dessa parceria é a contribuição que os colaboradores da TKE dão para a formação dos jovens por meio de temáticas que envolvem o mundo do trabalho mas que vão além, pois incluem habilidades socioemocionais. “É uma troca que representa muitas oportunidades de aprendizado, convivência e inspiração e que mostra, na prática, como a colaboração e a qualificação podem transformar realidades”, completa Santos.

Resultados cotidianos positivos

A efetividade do Education4Future vira realidade mesmo quando se está diante dos jovens.

Renata, 16 anos, participante do Projeto em Lauro de Freitas, Bahia, ratifica a importância do encontro com os voluntários.

Segundo ela, o projeto levou conhecimento e habilidades que foram fundamentais para o seu crescimento profissional e também pessoal. Além de aprender sobre a importância da colaboração e do trabalho em equipe, ela lembra das atividades práticas com colegas que trouxeram diferentes experiências, todas fundamentais para enriquecer sua compreensão pessoal sobre diversos assuntos. “Mas também tive a chance de desenvolver habilidades técnicas específicas essenciais para o meu desenvolvimento profissional”, acrescenta Renata.

Oportunidade compartilhada por Yuri, também de 16 anos e participante do grupo do projeto realizado na Bahia. Ele destaca um aspecto que aprendeu nas aulas e que classifica como crucial para todo jovem em início de carreira: como se comportar – e se destacar – em uma entrevista de trabalho. “Isso foi fundamental, pois me fortaleceu diante das várias experiências no mercado”, atesta.

Aos 21 anos, Emilly, também de Lauro de Freitas (BA), ressalta a possibilidade trazida pelas aulas para o seu autoconhecimento.  “Quando entrei no curso, eu não me conhecia muito mas, com o passar do tempo, fui descobrindo os meus defeitos e qualidades e também como lidar com as situações que a vida traz”, relata, sem deixar de agradecer pela oportunidade que o projeto oferece, abrindo caminhos promissores para muitos jovens, como ela que também participou 

Dia Nacional do Voluntariado

O Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto, foi criado pela Lei 7.352, de 1985. Desde então, tornou-se uma data que reconhece e destaca o trabalho de pessoas que, motivadas por valores de participação e solidariedade, doam tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário, de maneira espontânea e não remunerada.

No Brasil, segundo a Pesquisa Voluntariado no Brasil do Instituto para o Desenvolvimento Social (IDIS), realizada em 2021, 56% da população adulta diz fazer ou já ter feito alguma atividade voluntária na vida. O número de voluntários ativos no momento da pesquisa – 34% dos entrevistados – representa cerca de 57 milhões de brasileiros comprometidos com atividades voluntárias.

A TKE acredita no voluntariado corporativo para fortalecer ainda mais as ações de ESG da empresa e que englobam também o apoio a projetos por meio das leis da Cultura, Esporte, Funcriança e Fundo do Idoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>