A TK Elevator acaba de publicar o Relatório de Sustentabilidade 2023/2024, que fornece uma visão geral, abrangente e transparente dos esforços de sustentabilidade praticados pela empresa, elementos centrais para a sua jornada de transformação.

Na quarta edição da publicação anual o destaque fica por conta do compromisso que a empresa tem de promover a urbanização sustentável, além de melhorar a acessibilidade e fomentar uma cultura de segurança e inclusão.

“Nossa transformação consiste em construir uma TKE mais forte e resiliente, preparada para o sucesso sustentável a longo prazo”, resume Uday Yadav, CEO da TK Elevator.

Para além da preocupação com o futuro, falar de sustentabilidade na TKE significa tratar de um assunto velho conhecido e que está cada vez mais presente no dia a dia e em tudo o que é feito na empresa.

A amplitude e importância da palavra sustentabilidade podem ser conferidas, por exemplo, na inovação com a plataforma de elevadores EOX, nos avanços obtidos para uma transformação da segurança, de forma contínua com foco nos treinamentos das equipes técnicas, e até no fortalecimento das relações com os fornecedores e na aceleração da digitalização para a gestão de serviços, movimentos que têm como foco agregar valor para clientes, funcionários e comunidades em todo o mundo.

“Cada passo que damos é impulsionado pelo nosso propósito: melhorar a qualidade de vida urbana em todo o mundo por meio de nossa paixão por transportar pessoas”, ressalta Uday Yadav.

Avanços em áreas diversas

O Relatório de Sustentabilidade 2023/2024 da TKE torna público os avanços conquistados pela empresa em questões que são prioridades em sua rotina: ação climática, inovação, segurança e práticas comerciais responsáveis.

EOX: Ecológico e digital

Um dos principais destaques apresentados no atual relatório se refere ao sucesso contínuo da plataforma de elevadores EOX, ecológico e digital, para edifícios de baixa e média altura. O produto representou 75% dos pedidos de elevadores na Europa e 40% nas Américas durante o último trimestre do ano.

Essa mudança não só contribuiu para uma redução de 3% nas emissões de gases de efeito estufa Escopo 3 (referentes às emissões indiretas, como de fornecedores relacionados à produção), em comparação com o ano anterior, como também marcou um passo importante na transformação de toda a cadeia de valor da TKE.

Uma jornada que começa com o fornecimento de matérias-primas, passa pela fabricação e segue pela instalação, modernização e serviços, promovendo maior eficiência e sustentabilidade em todas as operações comerciais da TKE.

Quer saber mais sobre a eficiência energética do EOX? Basta clicar aqui.

Energia renovável

De acordo com o relatório, a TKE alcançou uma redução adicional de 28% nas emissões de gases de efeito estufa de suas próprias operações (Escopo 1 e 2) em comparação com a linha de base de 2019.

Esse progresso foi apoiado por um aumento significativo no uso de energia renovável, que representou 76% do consumo total de eletricidade da empresa em 2023 e 2024, acima dos 68% do ano anterior.

Nas fábricas da TKE, a participação foi ainda maior, atingindo 94%. No Brasil, a fábrica de Guaíba, no Rio Grande do Sul, já opera com 100% de energia renovável. Isso mesmo: 100%.

Tem mais: a TKE continuou trabalhando para elevar o nível de qualidade da sua cadeia de fornecedores. Os dados alcançados indicam que 71% dos fornecedores de alto impacto concluíram a avaliação feita pela empresa, como auditorias internas e homologações, conforme a diretriz global para que tenham plenas condições de atender aos requisitos de qualidade da empresa. A meta é atingir 100% dos fornecedores até 2026.

Reconhecimento global

O desempenho da TKE em sustentabilidade vem angariando cada vez mais o reconhecimento das principais agências de classificação globais.

Em 2024, por exemplo, a empresa foi incluída na Lista A do CDP (organização global sem fins lucrativos) pelo quinto ano consecutivo, em virtude da sua liderança em ações climáticas. Trata-se do maior ranking de proteção climática do mundo.

A TKE também passou a integrar a lista da Sustainalytics entre as Empresas com Melhor Classificação ESG 2025. Estamos falando da líder global em pesquisas e classificações ambientais, sociais e de governança (ESG), que avalia as empresas contra riscos de sustentabilidade que podem ter consequências materiais para os negócios. Critérios como o respeito aos direitos humanos e a gestão da cadeia de fornecimento são considerados na avaliação da Sustainalytics, assim como os riscos ambientais e climáticos.

Pela terceira vez, a TKE recebeu a medalha EcoVadis Gold, passando a fazer parte dos 2% de todas as empresas avaliadas – mais de 90 mil em mais de 160 países. A EcoVadis analisa anualmente as empresas com base no desempenho de sustentabilidade, considerando vários fatores, incluindo o meio ambiente, direitos humanos e trabalhistas, ética, compras sustentáveis e práticas de gerenciamento de carbono.

Essa consistência da TKE na atuação global diária, que inclui o trabalho em nosso País, demonstra a dedicação da empresa para criar um impacto positivo no meio ambiente, na sociedade e em todos os grupos que fazem parte do seu universo de atuação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>