A busca pela economia de energia é uma realidade no dia a dia das cidades e seus moradores, sem falar que se tornou um desafio – ou importante missão – para os empreendimentos que têm participação de peso em tal processo.
Alinhada a essa necessidade, a TK Elevator desenvolveu o EOX, o elevador digital e ecológico, que atende os mais diversos projetos de mobilidade e traz soluções com impacto direto e efetivo na redução do consumo de energia dos edifícios.
Trata-se de um elevador que agrega novas experiências de conectividade e segurança para quem projeta, constrói, administra e se movimenta pelos condomínios e que coloca em prática, quer dizer, em movimento, as mais recentes tecnologias digitais e de economia de energia.
Desde o design até a operação, o EOX foi concebido para melhorar a eficiência energética dos empreendimentos, mas prima por também valorizar a necessidade de evoluir digitalmente para atender às necessidades dos clientes.

Um elevador ecoeficiente para edifícios sustentáveis
Projetar e construir edifícios sustentáveis é cada vez mais urgente para enfrentar as mudanças climáticas e combater o desperdício de recursos naturais, como energia e água.
O elevador é parte relevante nesse processo, pois responde por 5% a 15% do consumo de energia elétrica de um edifício. Por isso, a trajetória do EOX vem se consolidando em virtude dos detalhes que se transformaram em realidade e foram ao encontro da almejada sustentabilidade.
Os materiais do EOX, por exemplo, foram escolhidos para otimizar a produção mas, claro, sem perder a qualidade e a segurança.
Seus componentes também foram definidos para economizar energia e reduzir a pegada de carbono no processo de produção, garantindo ao produto a classificação A de eficiência energética.
É o caso da máquina de tração que apresenta tamanho 50% menor e utiliza tecnologia sem engrenagem de alto desempenho e baixo consumo, que dispensa o uso de óleo para lubrificação.
Tem mais: o quadro de comando, considerado o cérebro do elevador, foi repensado para ficar mais compacto e agora está integrado ao batente da porta do elevador. Essa mudança não reduz apenas o espaço necessário para a instalação, como também aprimora a estética do edifício.

Sistema regenerativo: quando a energia é devolvida ao edifício
O EOX traz ainda outros recursos que garantem a eficiência energética do elevador como, por exemplo, o sistema regenerativo, que gera economia de energia para o edifício.
A TKE calcula que com o EOX ocorra uma economia de 28% de energia em relação a outros equipamentos. Isso é possível, pois o sistema “devolve” parte da energia não utilizada durante a operação do elevador para a rede do edifício. Na prática, isso acontece quando o elevador sobe com a cabina abaixo da metade da sua capacidade ou quando desce com acomodação superior a 50%.
O EOX conta ainda com um recurso denominado eco-mode (modo ecológico), que também leva à economia de energia do sistema, pois durante os períodos de baixo tráfego reduz a velocidade e a aceleração do elevador. Vale dizer que a redução automática pode ser ajustada de acordo com o padrão de tráfego de cada edifício.
Para comprovar a efetividade desse equipamento na redução do consumo de energia e consequente impacto ambiental, a TKE coloca à disposição dos clientes relatórios de desempenho e sustentabilidade do elevador, assim como a análise do ciclo de vida (ACV) do mesmo, por meio da declaração EPD (Enviromental Product Declaration).
Como parte do processo, a fabricação do EOX também segue os princípios de sustentabilidade, pois a fábrica da TKE, em Guaíba, no Rio Grande do Sul, opera com eletricidade 100% renovável.