Há mais de 20 anos, a TK Elevator atua com uma linha específica de produtos com foco no universo da acessibilidade para atender a nichos de mercados diferenciados. Na construção de um portfólio com soluções para projetos públicos e privados, que se adaptam aos espaços para que a mobilidade esteja ao alcance de todos, a empresa passou por diversas fases para entender a magnitude de um mercado em que a palavra inclusão passou a ser diretriz.
Como resultado da trajetória sustentada pelo olhar atento e meticuloso para vencer os desafios de um novo cenário, a empresa se tornou referência em produtos que fazem parte do contexto da mobilidade e acessibilidade, além da atuação consolidada no segmento de elevadores, escadas e esteiras rolantes e pontes de embarque.
Rafael Villar, Gerente da Divisão de Acessibilidade da TK Elevator, criada em 2002, vem testemunhando o trabalho realizado desde os primeiros passos. Ele relembra, nesta entrevista, a dedicação do time para entender as necessidades dos usuários e assim contribuir para a inclusão ser cada vez mais presente no dia a dia das pessoas com mobilidade reduzida. “Foi um trabalho que envolveu empresas, entidades, estudantes de engenharia e arquitetura, entre outros canais, para pavimentar a estrada do conhecimento”, diz.
A iniciativa da TKE foi também uma via de mão dupla: além de se aprofundar no assunto, a empresa passou a ministrar palestras para apresentar as soluções aos profissionais que especificam os produtos. Sem contar a participação em eventos, feiras e workshops de acessibilidade, ações que foram construindo o espaço efetivo da TKE no segmento de acessibilidade, com produtos dedicados a esse público.
TKE: portfólio diversificado
A TKE comercializa, instala e faz manutenção de produtos específicos para mobilidade e acessibilidade. Estamos falando de elevadores residenciais de uso unifamiliar, plataformas verticais e inclinadas, cadeiras elevatórias e de transferência para piscinas, elevador de uso restrito para acessibilidade, monta-cargas e cargas.
A trajetória começou com o lançamento da plataforma vertical, utilizada em locais de acesso público como bancos, escolas, hospitais, lojas, clínicas e prédios destinados a órgãos públicos. Em seguida, a empresa foi desafiada a encontrar uma solução para os espaços em que as escadas eram verdadeiras barreiras. Assim, a plataforma inclinada surgiu como meio de acessibilidade.
Essa fase inicial, de acordo com Villar, também foi impulsionada pelas obras que precisavam atender à jovem legislação em favor do acesso adequado aos ambientes públicos. É desse período o boom de atendimento às agências bancárias, um setor expressivo, recorda o gerente.
Segundo ele, a fiscalização tem um papel importante para o cumprimento da lei em favor das adequações dos espaços, ou seja, do olhar atento e cuidadoso para que os lugares não tenham limitações de acesso. Mas, em grande parte do Brasil, a realidade é outra. “A legislação ajudou muito, mas sem fiscalização avançamos pouco. Com ela seria outro patamar”, explica.
O elevador dentro de casa
Para além dos espaços públicos, ao longo dos anos a TKE passou a entender também a acessibilidade como uma necessidade para quem busca qualidade de vida e para aqueles que precisam de um meio de transporte seguro e acessível por causa da idade ou algum tipo de mobilidade reduzida.
Assim, a empresa começou a atuar no segmento de residências, em condomínios horizontais de casas e coberturas duplex e triplex, levando o elevador residencial para construções de até cinco andares.
Além de atender a quem tem problema de saúde ou limitação em virtude da idade, o elevador residencial é requisitado por aqueles que prezam pelo conforto e pela valorização do patrimônio. “Muitas vezes, o morador não tem mobilidade reduzida, mas quer facilidade na hora de transportar as malas, as compras do mercado e até mesmo mais segurança ao receber visitas que necessitam de acessibilidade”, exemplifica Villar.
A TKE tem dois produtos para atender a esse perfil de cliente: Levità, o primeiro oferecido no portfólio, com tecnologia mais tradicional, e o H300, desenvolvido como um produto global de acordo com as normas internacionais, com tecnologia avançada. É um produto inovador com destaque para as cintas cogbelt no lugar de cabos de aço e para a máquina de tração sem engrenagem mais compacta, que permite boa adaptação para espaços reduzidos, uma vantagem e tanto para projetos residenciais. Aliás, o casamento dessas duas características resulta em um equipamento muito silencioso, de baixo ruído, e ecologicamente adequado já que não usa óleo na máquina de tração.
O elevador residencial vem ganhando cada vez mais espaço, deixando de ser visto como item de luxo e acessível apenas a uma parcela da população. Hoje, é muito mais comum o elevador estar inserido desde o início no projeto da casa.
A TKE acompanhou essa evolução e criou linhas de financiamento e formas de pagamento facilitadas. Uma delas, via cartão de crédito, dá ao cliente a oportunidade de parcelar o pagamento do elevador residencial em até 12 vezes.
A empresa oferece também outras possibilidades de crédito, incluindo outros produtos de acessibilidade: linhas de financiamento via boleto bancário, Cartão BNDES e Finame, Crédito para PCD da Caixa Econômica Federal e Financiamento pelo banco Santander.
Ainda na linha de elevadores, a TKE desenvolveu um equipamento exclusivo para a acessibilidade em espaços públicos: o elevador Levità de uso restrito. Villar explica que se trata de um equipamento de acessibilidade exclusivo, usado quando a plataforma vertical não atende a um determinado local em virtude de desnível superior a quatro metros. “Com medidas mais reduzidas, características de velocidade e de uso distintas do convencional, para baixo fluxo e utilização exclusiva para a mobilidade do cadeirante, por exemplo, o elevador é requisitado por lojas, restaurantes, entre outros ambientes”, destaca.
Cadeiras para necessidades distintas de acessibilidade.
Ainda para atendimento residencial, a empresa oferece dois modelos de cadeiras que atendem a necessidades distintas, mas com a mesma eficiência.
De fácil instalação em casas com escadas, a cadeira Levant dá autonomia às pessoas com mobilidade reduzida para descerem e subirem a escada quando desejarem, com conforto e segurança, sem limitar suas atividades e assim desfrutar do convívio da família.
Já a cadeira de transferência para piscina atende a uma demanda ampla, em áreas residenciais e públicas, levando acessibilidade às áreas de lazer, saúde e bem-estar. O equipamento transporta as pessoas com deficiência, idosos, gestantes e até crianças para dentro das piscinas instaladas em condomínios, residências, hotéis, clínicas de fisioterapia, academias, entre outros locais onde a acessibilidade é necessária.
“Para o mercado é uma excelente solução de acessibilidade, um produto compacto, de rápida instalação e que temos para pronta entrega. Todo local onde tem uma piscina pode ser acessível com nossa cadeira”, destaca Villar.
Mobilidade e acessibilidade
Como uma empresa de mobilidade, a TKE também busca complementar o portfólio de produtos para atender às necessidades dos clientes de forma integrada. Na Divisão de Acessibilidade, dois produtos cumprem esse papel: o elevador Easy Load e o monta-carga Service Lift.
Muitas vezes, segundo explica o gerente da Divisão de Acessibilidade, o cliente compra uma plataforma e tem também a necessidade de um monta-carga para interligar, por exemplo, a cozinha de um hotel, ou de um elevador para simplesmente transportar cargas leves, como roupas de estoque, em uma loja. Neste contexto, a empresa está preparada para entregar ao cliente os produtos que vão melhor atender suas necessidades de mobilidade integradas com os produtos de acessibilidade.
Independente do produto e sua finalidade de uso, vale mencionar a importância de os usuários serem instruídos sobre a utilização correta desses equipamentos para a efetiva segurança, um complemento, digamos assim, ao cuidado que a TKE tem na produção de cada um deles. “Nossos equipamentos são fabricados de acordo com as normas de segurança. Fazemos parte dos comitês da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), levando a segurança e a tecnologia da marca TKE como diferenciais também da Divisão de Acessibilidade para quem compra um equipamento de acessibilidade”, comenta Villar.
E-book para clientes
Para ampliar a comunicação com o mercado, a TKE desenvolveu um E-book para a linha de acessibilidade. Assim, os clientes têm acesso às informações sobre os produtos e suas principais características em um único material de fácil acesso.
Para conferir o e-book, clique aqui. Para fazer o download do arquivo, acesse nosso site.