O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente no dia 5 de junho. A data, estabelecida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), tem como objetivo conscientizar a população em prol de ações pela preservação do meio ambiente.

Este ano, a ONU elegeu como tema a restauração de terras, desertificação e resiliência à seca, como alerta sobre a situação atual. De acordo com dados das Nações Unidas até 40% das terras do planeta estão degradadas, afetando diretamente metade da população mundial.

As consequências são colheitas perdidas, fontes de água desaparecendo, economias enfraquecidas e comunidades ameaçadas – com os mais pobres sendo os mais atingidos.  

Semana do meio ambiente

A TK Elevator promove todos os anos a Semana do Meio Ambiente, por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente.  

O tema deste ano não poderia ser mais impactante e urgente diante da situação que o Rio Grande do Sul está passando: mudanças climáticas. A escolha foi justamente com o intuito de chamar a atenção sobre a realidade que estamos enfrentando diariamente.     

“Nosso intuito sempre foi conscientizar e engajar os colaboradores sobre o tema das mudanças climáticas, trazendo desde o conceito que ainda não é claro para todos e mostrar o impacto dessa realidade na saúde, economia e segurança das pessoas, e como a ação humana agravou essa situação”, destaca Nathalia Chaves Cardoso, Coordenadora de Meio Ambiente.  

Metas e resultados para combater as mudanças climáticas

A TKE atua para combater as mudanças climáticas com o objetivo de minimizar os impactos de suas operações e proteger o meio ambiente. Para tanto, sustentabilidade é parte do planejamento estratégico da companhia, com o objetivo de atender as expectativas dos clientes, a partir de uma forte cultura de excelência operacional e com as melhores práticas globais de ESG em três frentes: ambiental, social e governança.

Um dos compromissos assumidos pela empresa na área de sustentabilidade é tornar-se neutra nas emissões de carbono até 2050.Uma escolha clara sobre os caminhos a serem trilhados para um futuro de baixa emissão de CO2.

No ano fiscal de 2022/2023, na América Latina, as emissões de CO2 foram de 3.504 toneladas, sendo 16% das operações da fábrica (MFG) e 84% do campo (FLD), sendo que o maior contribuinte de emissões de gás de efeito estufa (GEE) na TKE é a queima de combustível fóssil (gasolina e diesel) nos veículos da frota. 

Mas, segundo a área de Meio Ambiente e Sustentabilidade, responsável pelo monitoramento das emissões, a BU LA vem registrando bons índices, a partir das medidas que vem sendo implementadas com bons resultados, como podemos conferir:

√ No ano fiscal 22/23 tivemos redução de 30% das emissões de CO2comparando com o ano fiscal de 2018/2019, a partir de ações tanto na fábrica como nas filiais.

√ Hoje, temos o monitoramento de 100% da frota operacional no Brasil e 80% da frota de veículos utiliza o biocombustível etanol e com impacto nos resultados: em janeiro de 2024 houve uma queda de 45% nas emissões da frota em comparação com janeiro de 2023, passando de 162 toneladas para 92 toneladas de gases emitidas pelas frotas.   

√ A fábrica é pertencente ao mercado livre de energia desde setembro de 2020 e, atualmente, 100% da energia consumida na fábrica, CSC e filial Porto Alegre é certificada (I-RECS), a partir de energia eólica para neutralizar as emissões de carbono na fabricação de elevadores. Para este ano fiscal, o objetivo é finalizar o processo de aquisição de I-RECs para todas as filiais do Brasil e, assim, a BU LA terá mais de 90% de sua energia limpa.

√ Atualmente, mais de 98% dos resíduos da fábrica são enviados para reciclagem ou reaproveitamento. Um exemplo é a reutilização de paletes de madeira para a fabricação de embalagens. Por mês, em média, 12 toneladas de paletes são reaproveitadas. Além disso, mais de 30 mil litros de óleo lubrificante usados na manutenção dos elevadores são encaminhados para reciclagem.

Metas TKE 

  • Reduzir 53% das emissões diretas (escopo 1 e 2) de gases de efeito estufa até 2030 e zerar as emissões diretas até 2050 (quando comparado ao ano fiscal base 2018/2019) – como parte do compromisso com o Acordo de Paris – que visa manter o aumento da temperatura do planeta em até 1,5°C.
  • Ter 80% das operações utilizando energia renovável até 2025 e ter 100% das operações utilizando energia renovável até 2030
  • Zerar o envio de resíduos da fábrica para aterro até 2026

“Com as novas metas da redução de gases do efeito estufa estabelecidas pela TKE, é imprescindível a conscientização sobre o uso de energia no nosso dia a dia dentro do nosso ambiente de trabalho, sobre o consumo consciente e sobre a correta segregação dos resíduos.”  Nathalia Chaves Cardoso

Como posso contribuir

Podemos contribuir para um mundo mais sustentável, mudando algumas atitudes, como:

• Substituir a fonte de energia de combustíveis fósseis para fontes renováveis;

• Produzir menos resíduos comprando produtos com embalagens recicláveis ou menores;

• Utilizar transporte público ou bicicleta como meios de transporte;

• Consumir produtos locais que não dependem de frete de longas distâncias;

• Priorizar carros a álcool ou elétrico;

• Conscientizar a população contra o desmatamento em massa;

• Diminuir o consumo de carne suína e bovina, visto que a agropecuária é o setor que mais contribui para as emissões globais de metano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>