Inovação

A invenção do elevador há mais de 160 anos é considerada um grande marco para a indústria, proporcionando o crescimento das cidades que passaram a ter um skyline diferente, com a possibilidade de verticalizar as construções.

Os arranha-céus foram ganhando espaço e hoje ocupam o cenário urbano das grandes cidades mundo afora, a partir de projetos arquitetônicos diferenciados.  

De lá pra cá, o sobe e desce ficou cada vez mais frenético e os elevadores ganharam soluções para atender às novas demandas, como motor mais eficiente e mais econômico, cabinas com opções de painéis diferenciados para decorar o elevador e dispositivos de segurança modernos.

Mas, a maioria dos elevadores ainda utiliza sistemas de eixos verticais, com apenas uma cabina por poço, o que representa uma grande limitação para a indústria da construção civil, especialmente para a imaginação dos arquitetos. 

Quebrando paradigmas

A mudança de conceito veio com o MULTI, primeiro elevador sem cabos do mundo.  A solução inova ao permitir que o elevador se locomova na vertical e na horizontal, abrindo caminho para projetos arquitetônicos diferenciados, além de novas alternativas para a mobilidade nas grandes cidades. Ou seja, o projeto não ficará mais limitado pela altura ou alinhamento do poço do elevador, abrindo novas possibilidades aos arquitetos, profissionais que hoje, 15 de dezembro, são celebrados no Brasil, com o Dia do Arquiteto.  

Na prática, isso significa que os próximos edifícios contarão com elevadores conectando diferentes pontos em um mesmo nível, o que eliminaria, por exemplo, a necessidade de passarelas ou pontes. Paralelamente, o MULTI revolucionará os sistemas de transporte subterrâneo. Com a opção de movimento horizontal, estações de metrô também poderiam ser desenhadas com múltiplos pontos de acesso em locais estratégicos e, portanto, servir individualmente a uma área maior dentro da cidade. Fora isso, a solução poderia levar a outras aplicações potenciais. Estão entre elas as conexões diretas do elevador das estações subterrâneas a outras estações próximas, a shopping centers, aos terminais de ônibus ou até mesmo ao topo dos arranha-céus.

Como o MULTI funciona

Em vez de uma cabina por eixo movendo-se para cima e para baixo, o MULTI oferece várias cabinas, operando em loop, como um sistema de metrô dentro de um prédio. Sem o uso de cabos, o sistema roda em um sistema seguro de freio de vários níveis redundantes, dados sem fio e gerenciamento de energia nas cabinas.

O elevador sem cabos pode atingir uma capacidade de transporte até 50% maior e reduzir a demanda máxima de energia em até 60% quando comparados aos sistemas de elevadores convencionais, o que representa uma melhora significativa para os prédios altos. Além disso, uma vez que o MULTI pode se mover na horizontal, bem como verticalmente, e sem limitações de altura, permite possibilidades sem precedentes na arquitetura e design de edifícios.

O sistema ainda requer menor espaço do que os elevadores convencionais e pode aumentar a área útil do edifício em até 25%, disponibilizando espaços adicionais nas obras. Este benefício é particularmente importante, considerando que as “pegadas” atuais de elevadores/ escadas rolantes podem ocupar até 40% do espaço do prédio, dependendo da altura do edifício.

Também requer uma potência de pico dramaticamente mais baixa, permitindo uma melhor gestão das necessidades energéticas do edifício, reduzindo assim os custos de investimento em infraestrutura para o fornecimento de energia.

O MULTI está instalado na torre de testes localizada em Rottweil, Alemanha, sede do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da TKE. A torre com 246 metros foi especificamente projetada com o futuro em mente. Nela, testamos e certificamos inovações na tecnologia de elevação. Com 12 poços para testes e velocidades de viagem de até 18 metros por segundo, a torre oferece possibilidades sem precedentes para enfrentar os desafios futuros dos edifícios e das cidades. Assim como os arquitetos transformam os espaços urbanos com seus projetos, nós estamos construindo novas conexões com inovações que promovem uma nova experência entre as pessoas e o elevador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>