A cidade de Vigo, na Espanha, desenvolveu um projeto com a finalidade de promover melhor mobilidade para os pedestres de sua famosa avenida conhecida como Gran Via, que é movimentada e possui topografia montanhosa.

Chamado de Vigo Vertical, a iniciativa desenvolvida pelo conselho municipal buscou tornar a cidade uma referência em acessibilidade sem deixar de lado as questões ambientais e o crescimento econômico.

Para viabilizar o projeto foram instaladas seis esteiras rolantes que são a parte central do projeto e que se destacam pela cobertura personalizada que remetem às cores do arco-íris.

Tecnologia e design inovadores

Os equipamentos foram adaptados às caracterìsticas do local. Devido à região montanhosa, possuem um ângulo de inclinação entre 4,98 graus e 5,16 graus. A extensão varia de 9,6 metros até 48 metros e a capacidade de transporte é de até 7.300 pessoas hora pelo centro da cidade.

Além dessas caracteríscticas, as esteiras e suas coberturas foram projetadas e instaladas considerando a alta precipitação anual de Vigo. Assim, possui grande durabilidade, exterior revestido em aço inoxidável, pintura especial e drenos na parte inferior.

Desse modo, por meio das tecnologias de ponta aplicadas no projeto, as esteiras conectam diversos bairros da cidade, facilitam a integração das pessoas, promovem acessibilidade e respeito ao meio ambiente.

Também dão aos arquitetos e urbanistas mais possibilidades de recuperação de espaços, de tornar a cidade mais compacta e de interligar áreas.

Inovação reconhecida

Por conta de todas essas qualidades, bem como do design e dos benefícios para os usuários, os equipamentos da Gran Via de Vigo receberam o prêmio internacional Elevator World 2021, na categoria Esteiras Rolantes.

O reconhecimento é concedido, anualmente, a diferentes construções de todo o mundo pela prestigiada revista Elevator World.

É o quarto ano consecutivo que projetos inovadores em prol da mobilidade, acessibilidade e sustentabilidade desenvolvidos pela nossa empresa são premiados pela Elevator World.

Em 2020, vencemos na categoria Elevadores Inclinados, com os elevadores panorâmicos Riosol Hotel, em Grã Canária, nas Ilhas Canárias. Em 2019, o prêmio foi na categoria Esteiras Rolantes, pelo projeto de acessibilidade na cidade de Santander. E, em 2018, foram dois prêmios, para projetos em Bilbao e Melilla, nas categorias Escadas Rolantes e Esteiras Rolantes, respectivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>