A palavra agilidade é das mais essenciais no dia a dia de um aeroporto, ainda mais quando se trata de um dos mais movimentos do país, como é o caso do Aeroporto Internacional de Denver, no Colorado, que ocupa o terceiro lugar neste ranking nos EUA.

Construído em 1992, o espaço vem se adaptando às necessidades que surgiram ao longo de três décadas e as escadas rolantes são parte do processo diante do papel desempenhado para a mobilidade de passageiros e demais usuários.

Assim, a TK Elevator aterrisou em Denver e concluiu recentemente a modernização de 16 escadas rolantes, cumprindo mais uma etapa do contrato de manutenção que tem há mais de seis anos com o aeroporto – e que também integra os elevadores que lá operam.

A empresa, aliás, já modernizou parte significativa dos mais de 350 equipamentos de transporte do aeroporto nos últimos anos, sendo as 16 escadas rolantes os mais recentes, visto que estavam por lá desde a época da inauguração.

Desafios vencidos em favor de mobilidade ágil e segura

O processo de modernização das escadas rolantes foi, além de necessário para a operação eficaz do aeroporto hoje e no futuro, fonte de inúmeros desafios para todos os envolvidos: passageiros, administração do aeroporto,  autoridades e, claro, para a TKE.

Uma equipe dedicada da empresa trabalhou com várias entidades e superou obstáculos para realizar o grande projeto de modernização das escadas, que hoje são sinônimo de operações mais seguras, suaves e silenciosas no Saguão B do aeroporto.

Como parte dos desafios a serem vencidos havia a necessidade de colocar as escadas rolantes modernizadas em funcionamento em tempo hábil diante do prazo estabelecido para a instalação. Para a TKE, a condição foi uma força motriz significativa para conclusão do processo bem antes do previsto.

Para que o plano de ação resultasse em sucesso, a equipe da TKE se concentrou na modernização inicial de oito escadas rolantes de alto tráfego e que eram mais antigas. São os equipamentos que recebem fluxo contínuo de passageiros e fazem a interligação da plataforma AGTS/trem ao nível do saguão principal no saguão B, que atende com exclusividade a companhia aérea United Airlines.

Assim, a empresa, junto com as equipes do aeroporto, obteve o êxito almejado ao não prejudicar o tráfego de passageiros durante todo o processo de modernização, questão que também foi contemplada pela realização dos trabalhos no período da noite

Importante diferencial nesse processo foi a escolha da solução de modernização, no caso, a IMOD – por meio da qual as escadas rolantes foram completamente desmontadas para a instalação de uma nova unidade no local.

Dessa forma, foi possível manter o tráfego de passageiros ao redor em ritmo consistente, sem a necessidade de fechar grandes seções de áreas públicas em virtude de, por exemplo, presença de guindastes, pórticos e barricadas.

Diante do sucesso da modernização das oito escadas rolantes iniciais do saguão B, a TKE e o aeroporto concordaram em concluir mais oito escadas rolantes, localizadas no lado norte, usando o mesmo produto de modernização IMOD. Com esse conjunto de unidades, a empresa concluiu todas as oito escadas rolantes ao mesmo tempo para agilizar o processo.

Escadas rolantes desenvolvidas para inúmeras viagens

Antes de os equipamentos da TKE começarem a operar, as escadas rolantes com pouco mais de 30 anos do aeroporto tiveram um tempo de inatividade significativo, frustrando passageiros, companhias aéreas e outras partes interessadas importantes.

Mas as escadas rolantes que hoje contribuem para a mobilidade de todos deixaram essa história para trás por conta dos benefícios que suplantaram a imagem do passado: as novas escadas rolantes oferecem melhor desempenho para áreas de tráfego pesado, maior visibilidade pelo design diferenciado, mais segurança por meio de recursos e itens adicionais, maior eficiência energética e melhor iluminação.

Entre os diferenciais do projeto para o aeroporto estão recursos adicionais como dispositivos de higienização nos corrimões, iluminação LED no corrimão e no piso e operação em modo stand by.  

Com os sucessos contínuos da TKE nos vários projetos de modernização do Aeroporto Internacional de Denver, a equipe do aeroporto concedeu à empresa uma terceira fase de modernização de transporte para outras unidades, programada para ocorrer entre 2024 e 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>