O uso da tecnologia para melhorar o desempenho dos elevadores é um dos conceitos mais inovadores aplicados na área de manutenção desses equipamentos nos dias de hoje.

A necessidade de transformar os processos e se conectar à era digital vem da realidade que vivemos. As cidades estão cada vez mais populosas e, em contrapartida, as construções não param de subir.

Garantir a mobilidade das pessoas passa, portanto, por elevadores mais rápidos, mas acima de tudo, eficientes. Mover as pessoas pra lá e pra cá exige investimentos em novas tecnologias, mas também em conhecimento técnico para ajustar o equipamento quando for necessário.

Com a ajuda da tecnologia esse caminho pode ser percorrido de forma mais rápida e com benefícios para todos os envolvidos no processo, de quem usa o elevador até quem cuida dele, a empresa de manutenção.

Elevadores conectados à nuvem

Você deve estar se perguntado, como isso é possível? A resposta está no MAX, solução de manutenção preditiva, que utiliza os princípios de Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) aplicados à indústria de elevadores.

A base do processo está no monitoramento remoto dos dados dos elevadores que são coletados em tempo real e enviados à nuvem para que sejam analisados, com base em programas de softwares exclusivos.

Dessa operação resultam diagnósticos precisos sobre o funcionamento de todos os componentes do elevador. Assim quando algo não está funcionando como deveria, o sistema identifica o problema antes que alguém perceba e já emite uma solicitação de suporte, para que um técnico vá até aquele condomínio efetuar a manutenção preditiva. 

A lógica do sistema é ampliar a disponibilidade do elevador e a mobilidade nas grandes cidades. Na prática, quem usa o elevador todos os dias nem vai ficar sabendo o que aconteceu e vai poder contar com o equipamento quando precisar dele. 

Vantagens para quem contrata

Para quem administra o edifício, como o síndico, a manutenção preditiva representa benefícios que podem ser percebidos no dia a dia, como transparência e dados claros sobre as operações e o desempenho dos elevadores, garantindo maior vida útil dos equipamentos, e melhor planejamento das intervenções de serviço, de acordo com as necessidades do condomínio.

O processo também muda na outra ponta do serviço. Sabendo onde está o problema, o técnico pode agir de forma mais eficiente e, consequentemente, melhora a sua produtividade e diminuiu o tempo de execução do serviço. Em segundo, aumenta a confiabilidade junto ao cliente, ampliando a disponibilidade do elevador e a eficiência do serviço, que ficou mais rápida e eficaz.

Mas podemos ir além. Com a sofisticação do aprendizado da máquina (machine learning) é possível não só detectar o problema no elevador, mas também, qual foi a causa e, com isso, apontar soluções para os técnicos resolverem o defeito a partir de um diagnóstico mais rápido. Com essa análise, é possível também fazer uma previsão fundamentada sobre o que acontecerá com o mesmo componente no futuro e melhorar o produto.    Hoje, todos os elevadores TKE vendidos no Brasil já saem de fábrica com o MAX. Para os elevadores em operação, a tecnologia é aplicada mediante uma análise de compatibilidade de software. Fale com um especialista para saber mais sobre as inúmeras possibilidades do serviço de manutenção preditiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>