O Hotel Glória, um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro, está se transformando em um luxuoso empreendimento: o Glória Residencial, que une a arquitetura neoclássica de um hotel com mais de 100 anos com elementos contemporâneos do projeto atual.

A TK Elevator embarcou nessa jornada capitaneada pelas palavras memória e modernidade e vai garantir a mobilidade no novo empreendimento com 22 elevadores.

Para sair o hotel e entrar o residencial, a Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário, que atua em parceria com a Sig Engenharia, seguiu com a proposta de preservar a história e recuperar o esplendor e a beleza do antigo hotel, mas aliando a isso elementos que ofereçam todo o conforto e a tecnologia que um empreendimento moderno merece.

Nesse contexto, quando a inovação também marca presença, a TKE levará sua expertise para que as viagens de moradores e visitantes sejam eficientes e seguras com o uso de tecnologia de ponta em seus elevadores, sem deixar de lado a sofisticação do projeto.

Elevadores TKE no Glória Residencial

O Glória Residencial terá 22 elevadores da TKE que vão atender os Edifícios Histórico I, Histórico II e Contemporâneo, além de áreas específicas do empreendimento como lojas e lobby principal.

A maioria dos equipamentos – 18 deles – são do modelo synergy 200, que atenderão de três a 19 paradas e com capacidade para transportar até 11 passageiros. Os outros quatro são panorâmicos do tipo AP, modelo que apresenta painéis em vidro nas três laterais do elevador, ampliando a visão durante as viagens do lobby até o térreo e os pavimentos das lojas.

A partir de uma plataforma global única, o synergy 200 oferece mobilidade eficiente, já que opera com o quadro de comando de última geração em software de controle, além de máquinas de tração sem engrenagem com imãs permanentes.

Também se destaca por atender aos princípios de sustentabilidade, tendo recebido a classificação A, na categoria de uso 3, de acordo com a norma ISO 25745-2. Isso significa que os elevadores contribuirão para a eficiência energética do Glória Residencial, a partir de componentes como as máquinas sem engrenagem, iluminação LED e modo standby, que mantém o elevador desligado quando não está em operação,

Os futuros moradores também vão contar com item importante no universo da segurança: o resgate automático, sistema que libera as pessoas automaticamente em caso de falta de energia. O dispositivo movimenta o elevador até o andar mais próximo para que elas possam sair tranquilamente caso fiquem presas em virtude de falta de energia, por exemplo.

Quando estiverem em operação, todos os elevadores vão ter seus dados armazenados na nuvem em tempo real, a partir do MAX, solução desenvolvida pela TKE, baseada em IoT e inteligência artificial. Com a digitalização dos dados, é possível diagnosticar falhas antes mesmo que causem a parada do elevador, por exemplo, antecipando um reparo com ganhos para quem usa o equipamento e para quem cuida da manutenção.

Em sintonia com a sofisticação do projeto, os elevadores terão design clean e moderno, privilegiando as linhas retas, fato que acaba ampliando o espaço interno. O acabamento terá predominância do aço inox premium escovado e o painel de operação será composto de um mix com acabamentos em aço inox polido, garantindo a beleza que um projeto assim exige. A iluminação também será destaque com um design minimalista que conta com o uso de LED no ponto central do subteto.

Em cena, o esplendor do Glória Residencial

É verdade que o então Hotel Glória sempre ofereceu vista privilegiada para alguns dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro como o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara. Mas é igualmente legítimo falar da contribuição do centenário empreendimento para a paisagem da Cidade Maravilhosa.

Com o desafio de manter a construção nesse mesmo patamar de destaque, entraram em cena os escritórios Cité Arquitetura e Afonso Kuenerz Arquitetura, responsáveis pelo trabalho de revitalização do projeto de arquitetura original assinado pelo francês Joseph Gire.

Aliás, desde a fachada histórica, que foi preservada a partir do projeto de restauração da HMA – Henrique Mindlin Associados Arquitetura e Planejamento, passando pelo projeto de interiores do escritório Anastassiadis até o paisagismo, que tem assinatura do escritório Burle Marx, o empreendimento é envolto à atmosfera emblemática que fez história.

A modernidade do morar em um pedaço da história

O Hotel Glória foi o primeiro cinco estrelas do Brasil, palco de importantes eventos do Rio de Janeiro e conhecido por ter recebido grandes nomes da sociedade brasileira, artistas e políticos como, por exemplo, Fidel Castro, Albert Einstein e Marilyn Monroe.

Agora, será o endereço de quem tiver o privilégio de morar em um dos 266 apartamentos do Glória Residencial com unidades de 77 m² a 311m². São 88 unidades no Edifício Histórico I, 68 no Histórico II e 110 no Contemporâneo.

Os futuros moradores poderão optar por diferentes opções de plantas e acabamentos, de acordo com suas necessidades. E cada apartamento terá até três vagas de garagem com carregadores para carro elétrico, além de bicicletário com tomada para recarga.   

No topo, um rooftop com lazer completo para toda a família: piscinas, sauna, espaço jovem, playground, brinquedoteca, sala de massagem, fitness, salão gourmet, churrasqueira, adega e bar, sala de reunião com espaço para coworking estarão à disposição. Tem mais. Os moradores também poderão contar com diversos serviços pay-per-use, como motorista, personal concierge, recreação infantil, lavanderia, lavagem de carro e massagista.

Um lobby principal, que atenderá todo o residencial, terá área ampla de estar com pé-direito de cinco metros e um jardim vertical. Neste espaço, uma galeria exclusiva vai homenagear os 100 anos do Hotel Glória, mantendo viva a história do local que agora renasce em grande estilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>