É difícil encontrar alguém que viva ou esteja de passagem por São Paulo que não utiize o metrô da cidade. Porém, mesmo tendo o papel de transportar mais de 5 milhões de pessoas diariamente, não faz todo o trabalho sozinho: tem a parceria das escadas rolantes para a eficiente mobilidade daqueles que transitam pelas 91 estações que compõem as seis linhas paulistanas que têm, no total, 104,4 km de extensão.
Além de as escadas rolantes serem essenciais no vai e vem cotidiano, já que são rápidas, conseguem transportar muitas pessoas ao mesmo tempo e estão presentes nas estações independentemente da profundidade, algumas delas também se destacam pelo tamanho.
Pois é, estamos falando das cinco maiores escadas rolantes do metrô de São Paulo, todas da marca TK Elevator.
Aliás, a empresa é a principal fornecedora de escadas rolantes – e também de elevadores – para a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), respondendo por 60% dos equipamentos em operação.
Somente para o sistema metroviário são mais de 1.000 equipamentos instalados – 800 escadas rolantes e 220 elevadores. Mas esse número aumentará com o contrato para a construção da Linha 6 – Laranja, que terá mais de 400 equipamentos da empresa nas 15 novas estações.
Ou seja, as escadas rolantes da TKE auxiliam as pessoas a cruzarem a maior cidade da América Latina diariamente, de norte a sul, leste a oeste, sempre contribuindo para a mobilidade urbana.
Ranking das cinco maiores escadas rolantes da TKE no metrô de SP
1º lugar: Linha 3 – Vermelha – Estação República
O primeiro lugar no ranking das escadas rolantes mais altas do metrô de São Paulo é do equipamento da TKE instalado na Estação República, que integra a Linha 3 – Vermelha: são 12 metros e 144 degraus.
A Linha 3, a mais movimentada do sistema, compreende o trecho da rede metropolitana definida entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera – vale dizer que ambas receberam os nomes de dois dos maiores times de futebol do Brasil, pois eles têm seus estádios nas duas regiões extremas da cidade: Oeste (Palmeiras) e Leste (Corinthians).
2º lugar: Linha 5- Lilás – Estação Alto da Boa Vista
A segunda maior escada rolante do metrô de São Paulo fica na Estação Alto da Boa Vista e tem cerca de 12 metros de desnível e 144 degraus.
Com 20,1 quilômetros de extensão, a Linha 5- Lilás tem 17 estações com moderna tecnologia em transporte metroviário.
3º lugar: Linha 2- Verde – Estação Sacomã
Na Linha 2 – Verde, na estação Sacomã, está a terceira maior escada rolante do metrô de São Paulo. O equipamento tem 10,88 metros e 135 degraus.
Essa linha é constituída pelo trecho compreendido entre as estações Vila Madalena e Vila Prudente e é conhecida como Linha da Paulista, já que percorre a Avenida Paulista, um dos principais centros financeiros de São Paulo.
4º lugar: Linha 15 – Prata – Estação Vila Prudente
No alto dos seus 10,08 metros e 125 degraus, a quarta maior escada rolante do metrô da capital paulista contribui para a mobilidade de passageiros que usam a Linha 15- Prata e passam pela estação Vila Prudente.
Trata-se de uma linha de monotrilho que contará, quando estiver totalmente pronta, com 26,6 km de extensão e 18 estações, ligando os distritos do Ipiranga e Cidade Tiradentes, através dos bairros de Vila Prudente, Parque São Lucas, Sapopemba, São Mateus, Iguatemi, entre outros.
5º lugar: Linha 4 – Amarela – Estação Vila Sônia
A estação Vila Sônia, da Linha 4-Amarela, conta com a quinta maior escada rolante do metrô de São Paulo. O equipamento tem desnível aproximado de 8 metros e 86 degraus.
Para quem não conhece o metrô da cidade, a Linha 4-Amarela tem 12,8 quilômetros de extensão em operação e 11 estações, ligando a região Luz, no centro de São Paulo, ao bairro de Vila Sônia, na zona oeste.