As Cataratas do Iguaçu, a Usina de Itaipu e o Parque das Aves arrebatam turistas estrangeiros e brasileiros que elegem Foz do Iguaçu como destino, mas esse município do Paraná tem hoje mais um motivo para receber os visitantes em grande estilo: o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

Principal porta de entrada para quem visita a região, o aeroporto finalizou, em janeiro de 2025, a fase 1B das obras de ampliação que o colocam em nova etapa de desenvolvimento.

Um dos três mais movimentados do Brasil fora das capitais, o Aeroporto de Foz conta agora com um terminal de passageiros ampliado em 5 mil m², além de outras melhorias capitaneadas pela CCR Aeroportos, divisão do Grupo CCR, responsável pela operação do aeroporto, incluindo a mobilidade que tem o apoio dos equipamentos e soluções da TK Elevator.

A empresa levou para o projeto sua expertise comprovada em aeroportos do mundo, e em especial do Brasil, concluindo a instalação de 11 equipamentos, entre elevadores, escadas rolantes e pontes de embarque.

Soluções TKE para o Aeroporto de Foz

Na fase 1B das obras de ampliação do Aeroporto de Foz, a TKE marcou presença com a instalação de quatro elevadores e três escadas rolantes novas, além de realizar a modernização parcial de quatro pontes de embarque.

Trata-se, aliás, da primeira obra de modernização parcial de pontes de embarque no Brasil, uma estratégia que visa à modernidade e melhor eficiência na área de embarque e desembarque.

A palavra “parcial” se faz necessária, pois o aeroporto já tinha pontes de embarque instaladas e coube à TKE desmontar e instalar as novas em outra área.

Assim, os equipamentos do modelo Apron Drive receberam peças novas e as partes danificadas passaram por reforma estrutural, incluindo pintura e tratamento de pontos oxidados.

Afinal de contas, as pontes de embarque são equipamentos que facilitam os deslocamentos internos dos passageiros, contribuindo para uma eficiente mobilidade – e são indispensáveis para melhorar a experiência dos passageiros que utilizam os aeroportos.

Os elevadores da TKE que fazem as viagens no Aeroporto de Foz também não pouparam tecnologia em favor de mais segurança, eficiência e conforto. Os dois equipamentos são de duas paradas, com capacidade para 13 pessoas e máquinas gearless, ou seja, sem engrenagem. Por isso, não precisam de óleo e contribuem para a preservação do meio ambiente.

Diante do fluxo de usuários, os elevadores contam com uma solução de manutenção para lá de necessária em situações assim: o sistema MAX, de manutenção preditiva, solução baseada em IoT e IA, que coleta os dados dos elevadores em tempo real, detectando falhas antes que o equipamento pare ou que o passageiro perceba. Dessa forma, é possível intervir preditivamente para manter o elevador funcionando o maior tempo possível.   

Já as escadas rolantes do aeroporto são do modelo Velino, equipamento de alta performance, que atende integralmente à norma NBR 16734-1:2022 da ABNT, com todos os requisitos de segurança para os usuários, além de ser certificado pelas normas europeias EN 1993 e EN 1090.

Com capacidade para transportar até 6.400 pessoas/hora, também são eficientes na economia de energia. A partir de um inversor de frequência de velocidade, ficam em stand by quando não estão em uso. 

Ainda contam com o sistema inteligente de LED, com iluminação abaixo do corrimão na cor branca, recurso que tem um efeito estético diferenciado, valorizando o equipamento e seu entorno.   

Chegadas e partidas em aeroporto modernizado

Não à toa o resultado das obras no Aeroporto de Foz traz perspectivas de desenvolvimento. O aeroporto recebeu R$ 390 milhões de investimentos, financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e transformados em uma série de melhorias.

Além do terminal de passageiros que foi ampliado, o aeroporto conta agora, por exemplo, com nova área de check-in e nova sala de embarque internacional conectada às aeronaves por pontes de embarque, ampliação da sala de embarque doméstico e três novos pátios com capacidade para até 13 aeronaves, entre outras melhorias.

Sem dúvida, a modernização inaugura um novo tempo para o turismo e a economia de Foz do Iguaçu e de toda a região do Oeste paranaense, abrindo um mundo de possibilidades de negócios, seja para a atração de voos com aeronaves de maior porte ou instalação de novos serviços no aeroporto. 

É nesse contexto, com um sistema de transporte confiável e eficiente, essencial para aeroportos em todo o mundo, que as soluções da TKE chegam para unir forças, com foco na mobilidade e no conforto dos passageiros, assim como vem testemunhando – e fazendo parte – em aeroportos de vários locais do Brasil e do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>